Líderes

Assim como Boninho, na Globo, conheça outros prestigiados diretores da TV brasileira

Por trás das câmeras, profissionais do mais alto nível de competência revolucionam as emissoras

Publicado em 17/04/2021

Tão populares e famosos quanto os próprios artistas dos respectivos veículos em que trabalham, alguns diretores e executivos de televisão se projetaram no mercado, tanto pela competência e outras tantas qualidades profissionais, como também pelo simples engajamento com o público na internet. Condição essa, que por vezes decorre de um sucesso emplacado ou equívocos cometidos.

Dos melhores exemplos temos José Bonifácio Brasil de Oliveira, conhecido como Boninho. O diretor “todo poderoso” da Globo, conhecido pela implantação do Big Brother Brasil, é filho de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e converteu-se num dos mais prestigiados diretores da televisão brasileira por elevar seus produtos ao mais alto nível de qualidade e alcance.

Nesta mesma onda também surfam diretores de outras emissoras como Record TV, SBT, Band, RedeTV! e TV Cultura, que não tão distantes de Boninho, também são tão poderosos quanto, além de serem figuras requisitadas e constantemente cercadas por artistas com algum tipo de interesse, e mencionadas pelo próprio publico das emissoras.

Por isso, o Observatório da TV lista quem são os diretores considerados mais “poderosos” e prestigiados das emissoras de TV. Confira!

Marcelo Silva – Vice Presidente Artístico e de Programação na Record TV

Marcelo Silva (Divulgação: Record TV)

No cargo desde julho de 2013, ainda na emissora de Edir Macedo, Marcelo Silva também foi Diretor Executivo e um dos responsáveis pela contratação de Xuxa Meneghel, uma das mais comentadas da história. Silva também é criador de alguns formatos, incluindo o reality A Ilha, que conheceremos ainda neste 2021. Nos bastidores, o executivo é conhecido por ser “de poucas palavras”.

Marcelo Caetano – Diretor de Programação da Record TV

Marcelo Caetano (Reprodução: Twitter)

Está no cargo desde 2009 e na Record TV desde 2000. Foi produtor em programas de entretenimento e variedades do canal. Dirigiu planejamento de programação e a produção de conteúdos exclusivos para os canais internacionais da emissora até chegar à Gerência de Programação da emissora no Brasil. E bem como Marcelo Silva, o “chefão” também não é dos mais interativos, mas está presente no Twitter, rede social em que compartilha os feitos da emissora do bispo Edir Macedo.

Murilo Fraga – Diretor de Planejamento de Programação do SBT

Murilo Fraga (Divulgação: SBT)

Mutilo Fraga figura entre os mais populares e polêmicos diretores de TV fora da Globo. São 40 anos completos de carreira construída no SBT, com passagem de cinco anos na Band, entre 2004 e 2009. Atuou nos primeiros anos em cargos mais técnicos antes de começar a elaboração da grade e estratégias de exibição, pesquisa de audiência e aquisição de conteúdo. No SBT ele é responsável pelas áreas de Planejamento, Administração e Análise de Filmes, Novelas e Desenhos, Tráfego de Fitas, Exibição, Criação Visual, Chamadas e Gestão de Propriedade Imaterial.

Fernando Pelegio – Diretor Artístico do SBT

Fernando Pelegio (Divulgação: SBT)

Fernando Pelegio é diretor artístico do SBT e casado com Beca Milano, apresentadora da emissora. Soma mais de 30 anos como líder executivo na indústria de televisão. Gerenciou Departamentos de Produção, Promoção e Programação da rede, além de cobrir eventos internacionais importantes, desde a Copa do Mundo até campanhas presidenciais.

Nos anos 80 passou pela Record TV, onde atuou como Assistente de Produção no Departamento de Esportes. Fernando Pelegio é presente nas redes sociais, onde sempre comenta sobre os feitos do SBT e interage com fãs da emissora. Criativo e simpático, Pelegio é muito bem quisto por amigos e colegas e conhecido por ser uma pessoa tranquila e solícita.

Antônio Zimmerle – Diretor de Programação da Band

Antônio Zimmerle (Divulgação: Band)

Profissional com 50 anos de carreira, Antônio Zimmerle é o atual Diretor Artístico da Band. Construiu sua vida profissional na TV Globo, onde atuou nos setores de Programação, Direção, Produção, Gestão de Programas e Mega Eventos, Network nacional e internacional, Marketing, Criatividade, Ativação de marcas e outros. Recentemente foi parabenizado, ao vivo, no Domingão do Faustão, por sua trajetória de sucesso na Globo.

Rodolfo Schneider – Diretor Executivo de Jornalismo da Band

Rodolfo Schneider (Reprodução: Band)

Schneider viveu uma grande ascensão profissional dentro da Band até chegar ao cargo de Diretor Executivo de Jornalismo. Considerado um profissional dedicado, querido por todos e altamente capacitado, ele ganhou a missão de implantar uma linguagem mais moderna e tecnológica no departamento. Ocupou o posto que era de André Luiz Costa.

André Luiz CostaDiretor Geral de Mídia Digitais do Grupo Bandeirantes

André Luiz Costa (Divulgação: Band)

Desde setembro como diretor da Vibra, do Grupo Bandeirantes, André Luiz Costa, maridode Mariana Ferrão (jornalista e apresentadora), ele é responsável pelo processo de integração e convergência de todos os veículos para o caminho digital. André Luiz, até então, era Diretor Executivo do Jornalismo da casa. Na Vibra, ele tem como principal objetivo adequar o jornalismo, esporte e entretenimento às novas demandas de produção, distribuição e comercialização com foco no digital.

Fernando Mitre – Diretor Nacional de Jornalismo da Band

Fernando Mitre (Reprodução: Band)

Fernando Mitre, atual Diretor Nacional de Jornalismo da emissora da família Saad, Mitre se graduou em Letras e se pós-graduou em Teoria Literária pela PUC de São Paulo. Passou por jornais, como o Diário de Minas, participou da equipe que fundou o Jornal da Tarde. Lá, Mitre ocupou várias funções, até chegar a diretor de Redação, por 13 anos.
Em 1989 ingressou na Band, participa do programa Canal Livre, com comentários sobre política e economia no Jornal da Band e no Band News.

Franz Vacek – Superintendente de Jornalismo e Esporte da RedeTV!

Franz Vacek é Superintendente de Jornalismo e Esporte da RedeTV! (Reprodução: Observatório da Televisão)

Responsável pela evolução editorial e estrutural do jornalismo da RedeTV!, Franz Vacek é um profissional visionário, bem quisto por funcionários e acionistas da emissora. Passou por diversas áreas do jornalismo, sobretudo, como repórter, onde se destacou em grandes coberturas de fatos com projeção mundial. São 17 anos de atuação na RedeTV! e conseguiu feitos inéditos, entre elas, a maior transmissão multiplataforma do Brasil com a cobertura eleitoral, em 2018. Seu início de carreira foi na TV Cultura.

Kaka Marques – Gerente Artístico e de Produção da RedeTV!

Kaka Marques (Reprodução: RedeTV!)

Com passagem de destaque pela Band, Record TV, Globosat e SBT, Kaka Marques tornou-se peça-chave nas inovações do setor de entretenimento da emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Profissional de bagagem elogiável e trabalho notórios e bem executados na televisão, Kaka é dedicado e muito querido por colegas. Atualmente faz gerenciamento de elenco e equipes de produção, orçamento, recursos de programas e outros departamentos.

Marinês Rodrigues – Superintendente de Programação na TV Gazeta

Marinês Rodrigues (Reprodução: Instagram)

“Mulher no poder”: você com certeza já ouviu falar nesta frase. Pois então, infelizmente Marinês Rodrigues é uma das poucas mulheres em um cargo de poder dentro de uma emissora de TV no Brasil. É claro, outras tantas, principalmente na TV Globo, tem seu merecido espaço, mas nenhuma em cargo de liderança na Programação ou no Artístico.

Num passado não tão distante tivemos Mônica Pimentel como Diretora Artística na RedeTV! e Daniela Abravanel Beyruti como Diretora Executiva e Artistica do SBT. Mais recentemente, a jornalista Renata Afonso assumiu a posição de CEO da CNN Brasil. Ainda é bem pouco!

Marinês Rodrigues é uma executiva respeitada e muito querida pelos profissionais da TV Gazeta, embora também seja conhecida por ser “linha dura” em determinadas ocasiões. Lutou bravamente para a renovação artística e evolução na programação da TV Gazeta. Marinês Rodrigues também é responsável por contratações e a implantação de novos projetos.

Enéas Carlos Pereira – Diretor de Programação da TV Cultura

Enéas Carlos Pereira (Divulgação: TV Cultura)

Em 2019, passou a trabalhar em conjunto com Del Rangel na área artística da TV Cultura. Algum tempo depois do triste falecimento de Del Rangel, no dia 20 de julho de 2020, assumiu como Diretor de Programação da emissora. Enéas Carlos Pereira escreveu o programa infantil Bambalalão, foi o roteirista das séries Autor Por Autor e Lá e Cá.

Também na TV Cultura, participou da criação e elaboração de roteiros para programas infantis e infantojuvenis como Cocoricó, Almanaque Educação, Pé Na Rua, Quem Sabe, Sabe, entre outros. Integrou a criação e coordenação de roteiros de TERRADOIS, programa apresentado por Maria Fernanda Cândido e Jorge Forbes na emissora pública. Na TV Record, foi coautor das novelas Marcas da Paixão e Roda da Vida.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade