Luto

Arte1 exibe entrevista com Francisco Brennand

Artista não resistiu a uma infecção respiratória

Publicado em 19/12/2019

Em homenagem ao ceramista Francisco Brennand, morto aos 92 anos nesta quinta-feira (19), após complicações de uma infecção respiratória, o canal Arte1 exibe a partir das 23h30, o Especial Arte1 gravado com o artista, em 2017. A saber, o canal faz parte do Grupo Bandeirantes de Comunicação, como a Band e o BandNews.

No programa, Brennand faz uma retrospectiva de sua carreira, revelando como uma viagem à Europa transformou todo o seu trabalho enquanto artista. Principalmente quando visitou uma exposição de Pablo Picasso.

Na ocasião, o artista recifense pensou que iria se deparar com as belas telas do espanhol. Mas, para sua surpresa, o local estava repleto de cerâmicas. Ele comenta também como transformou as ruínas da olaria da família em um instituto de grandes dimensões em Recife.

Quem foi Brennand?

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, em Recife. O ceramista, escritor, pintor, ilustrador gravador e desenhista ficou conhecido como um artista de grandes obras, como o Parque das Esculturas em sua cidade natal e a Oficina Cerâmica que leva seu nome.

Brennand aprendeu a arte de esculpir em argila com Abelardo da Hora, escultor falecido em 2014.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade