Debate

Apresentadora da GloboNews, Aline Midlej debate sobre trabalho de Beyoncé no GNT

Programa vai ao ar a partir das 22h30

Publicado em 19/08/2020

O Saia Justa desta semana recebe virtualmente a jornalista da GloboNews Aline Midlej para debater os temas do dia com Astrid Fontenelle, que comanda a atração diretamente do estúdio, e suas companheiras de sofá, Mônica Martelli, Pitty e Gaby Amarantos, que entram ao vivo de suas casas.

Um dos temas que que se tornam discussão é a cantora norte-americana Beyoncé. A abordagem é o afrofuturismo, estética presente no trabalho da cantora Beyoncé e nos mitos de Wakanda, por exemplo. Mais do que apenas um visual, o movimento é uma maneira de pensar a própria identidade negra por meio de novos símbolos de identificação e orgulho.

Não se trata de reescrever o passado ou fazer de conta que o sofrimento não existe, mas de criar uma narrativa de força e superação. Em vídeo, Spartakus Santiago enriquece o assunto.

Aline Midlej, foto, ficará em São Paulo, já Raquel Novaes no Rio de Janeiro
Aline Midlej, foto, ficará em São Paulo, já Raquel Novaes no Rio de Janeiro

Antes, Aline e as apresentadoras conversam sobre uma pesquisa recente que revela que metade das mulheres brasileiras passou a cuidar de alguém, ou mais alguém, durante a pandemia. A partir deste resultado, elas refletem as amarras sociais e culturais que fazem com que essa responsabilidade geralmente recaia sobre a mulher.

Em seguida, elas discutem a dificuldade de algumas pessoas em ver ou aceitar certas verdades. Em momentos arrebatadores, é comum criar um mundo paralelo no qual aquela situação ou fato não existem e optar pela cegueira, em uma espécie de síndrome de avestruz.

Em vídeo, diretamente de Londres, o repórter Rodrigo Pinto entrevista o cientista cognitivo Stephan Lewandowsky, que acredita que seres humanos podem negar a verdade ou até criar teorias da conspiração para não aceitar o impacto que elas teriam sobre suas vidas, privilégios e identidade.

Vale lembrar que o programa vai ao ar amanhã (19), às 22h30, no GNT.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade