OLIMPÍADA DE TÓQUIO

Após medalha de Rebeca Andrade, Casagrande fala sobre racismo estrutural e confessa: “Me sinto culpado”

O comentarista comentou o discurso feito por Daiane do Santos

Publicado em 29/07/2021

Nesta quinta-feira (29), Daiane do Santos falou sobre a vitória de Rebeca Andrade, que conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Tóquio. A ex-ginasta se emocionou ao comentar a representatividade e as dificuldades dos atletas brasileiros, sobretudo negros.

Durante o Seleção SporTV na tarde de hoje, Walter Casagrande Jr. falou sobre o comentário de Daiane e afirmou se sentir culpado pelo racismo estrutural brasileiro. “Estou bastante emocionado. Conquistar uma medalha, uma garota que veio da situação que ela [Rebeca] veio, é maravilhoso”, iniciou.

“Mas ao mesmo tempo me dá uma tristeza quando a gente precisa ouvir ainda a Daiane contar que ninguém acreditava em uma atleta negra, que uma atleta negra não poderia participar de alguns esportes, que não poderia ganhar uma medalha. Isso me entristece e me bate muito forte. Nós temos que mudar essa situação. Não é no esporte, não. É na sociedade brasileira”, ponderou.

O comentarista falou ainda que esta culpa vale para todos os brancos. “Eu espero, antes de morrer, não ouvir mais esse tipo de fala, que vem de dentro do coração dela [Daiane]. A gente é culpado disso, eu me sinto culpado com isso. Todo brasileiro branco deve se sentir culpado, um pouco ou muito, por uma situação como essa. Isso me machuca porque eu não suporto racismo, acho nojento”.

E acrescentou: “Quando eu vejo uma conquista de uma atleta negra, uma garota que vem de uma situação humilde, e aí você vê a Daiane, que foi uma excelente ginasta, negra também, falando dessa situação, isso me machuca. Ao mesmo tempo que eu estou feliz, e muito emocionado pela conquista, eu fico triste pela nossa sociedade ter essa racismo estrutural dentro dela“. Com informações do UOL.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade