TRAMA BÍBLICA

Após fim ignorado em Gênesis: como e onde Lia e Raquel foram enterradas?

Irmãs tiveram sepultamento em locais diferentes e nada foi mostrado na novela da Record TV

Publicado em 08/09/2021

Muito se falou da forma como os autores retrataram as mortes de Lia e Raquel, as irmãs esposas de Jacó na novela Gênesis. Ambas faleceram na história, assim como ocorre na bíblia – de onde vem a inspiração para a trama -, mas mesmo tendo importância, não ganharam muito destaque no desfecho.

Uma dúvida que ficou no ar é sobre o local no qual Raquel (Thais Melchior / Giselle Tigre) e Lia (Michelle Batista e Ingra Lyberato) foram enterradas, afinal, nada foi exibido pela novela da Record TV.

Segundo o Velho Testamento, Raquel, que morreu primeiro ao ter seu filho caçula, Benjamin, e assim foi mostrado em Gênesis. Jacó (Miguel Coelho / Petrônio Gontijo) optou por enterrá-la onde estavam acampados mesmo, no caminho de Efrata, ou Belém, como é conhecido hoje. Há uma estrela que marca onde está seu túmulo.

Vale dizer que o destino do corpo de Raquel vai contra uma tradição dos hebreus, que dizia que os falecidos deveria ser enterrados junto aos patriarcas. Sendo assim, a segunda esposa de Jacó deveria ter sido sepultado junto dos patriarcas. Especialistas dizem que isso aconteceu, pois nessa fase da vida, o protegido de Deus considerava mais Lia do que Raquel como companheira.

Já no caso de Lia, cuja morte não foi mostrada em Gênesis, apenas citadas no início da fase José do Egito, o enterro aconteceu na chamada Caverna dos Patriarcas em Hebrom. Ali estavam sepultados os patriarcas da família, como Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, por exemplo.

Desse modo, seguiu-se o tradicionalismo com o corpo de Lia, mostrando o apreço de Jacó por ela, que foi inclusive exibido na reta final da personagem, quando o marido elogia a companheira e a agradece. Mais tarde, na morte de Jacó – que ainda não aconteceu na trama da Record -, o mesmo local abrigaria o seu corpo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade