Erro

Após exibirem foto de anônimo como se fosse líder do PCC, RedeTV! e Gazeta são condenadas

As emissoras ainda podem recorrer da decisão

Publicado em 04/12/2021

Um erro envolvendo a RedeTV! e a Gazeta acabaram levando as duas emissoras a serem processadas. As duas empresas foram condenadas em primeira instância por utilizarem a foto de um anônimo como se fosse a de um líder do PCC (Primeiro Comando da Capital).

De acordo com informações do F5, as emissoras exibiram a imagem em jornais da emissora em outubro de 2020. A decisão foi publicada durante essa semana pela Justiça de São Paulo. No caso, um homem de Santos, São Paulo, começou a receber contato de pessoas próximas avisando que uma foto antiga sua estava circulando na TV.

O rapaz tomou um susto quando descobriu que sua imagem estava nos dois canais como se ele fosse André Oliveira Macedo, o André do Rap. André é conhecido como um dos líderes da facção criminosa e está foragido. A Folha teve acesso ao processo e o homem, que é funcionário público, ficou receoso de que alguém pudesse atacá-lo.

Ainda segundo a matéria, ele também contou que teve uma crise de pânico e precisou ser levado para o hospital, tudo por medo de ser reconhecido como o criminoso. As duas emissoras teriam alegado que não foi extrapolado o direito à informação e a vida do homem não teria sido impactado. O autor do processo teria solicitado uma indenização de R$ 1 milhão de reais, mas o magistrado definiu o valor em R$ 10 mil e os custos processuais.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade