Após decisão da Justiça, afiliada da Globo em Alagoas readmite jornalistas demitidos após greve

Publicado em 29/07/2019

As Organizações Arnon de Mello (OAM), dona da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas, readmitiu na última semana todos os 15 demitidos da emissora local e da TV Mar, canal local pago que é de sua posse, após a greve de Jornalistas que ocorreu em junho no estado. O fato aconteceu após uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL).

Após as 16 demissões, o Sindicado dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) entraram com representações pedindo a readmissão. O TRT rejeitou o pedido do MPT, mas aceitou a do Sindjornal. A limitar passou a valer a partir da última quarta-feira (24).

A readmissão foi concluída nesta segunda-feira (29) após a TV Gazeta/Globo pedir um período para reorganizar a equipe. De todos os dispensados, apenas dois profissionais não voltaram aos seus cargos anteriores. A antiga coordenadora de rede e a ex-chefe de reportagem da tarde da emissora viraram produtoras dos jornais locais.

No entanto, a agonia pode ainda não ter acabado. Na próxima quinta (1), terminará o período de estabilidade. Na representação do Sindjornal, a estabilidade era de 3 meses a contar da data-base do acordo coletivo feito antes da greve de Jornalistas, dia 1° de maio. Ou seja, a emissora ficaria livre para demitir quem quer que seja.

Procurada pelo Observatório da Televisão, a TV Gazeta/Globo não respondeu aos contatos. Caso o faça, a reportagem será atualizada.

Afiliada da Globo demitiu 15 jornalistas após greve de 10 dias em Alagoas

A TV Gazeta/Globo foi a única emissora em Alagoas que retalhou jornalista que participaram da greve de Jornalistas que durou nove dias. 15 jornalistas foram dispensados. Entre eles estava o jornalista esportivo Klébs Los, um dos nomes mais tradicionais da emissora alagoana.

Entretanto, até mesmo a âncora Thaíse Cavalcante, que estava de licença no período da greve, sofreu. Ela foi rebaixada e será apenas editora do ALTV1, jornal que apresentava na TV Gazeta/Globo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade