Aplicativo do Globoplay é alvo de hackers e assusta internautas

O Globoplay afirmou que todos os dados dos usuários continuam seguros

Publicado há 4 meses
Por Henrique Carlos
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No começo da madrugada deste domingo (17), os assinantes do serviço de streaming Globoplay tomaram um susto com uma mensagem inesperada. “Hacked by Ourmine”, dizia a mensagem que ainda criticou a segurança do aplicativo e pediu para que a tag #GloboHack fosse levantada no Twitter.

Mensagem do aplicativo Globoplay (Reprodução).

A princípio, o OurMine é um grupo de hackers famoso por invadir redes sociais de grandes nomes da tecnologia, famosos e empresas. O grupo se considera “hackers do bem”. E na mensagem do aplicativo da TV Globo, ao clicar abre um site com a mensagem carregando.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Página do grupo Ourmine (Reprodução).

Aparentemente o grupo deu esse susto para mostrar que o aplicativo tem falhas de segurança e quer vender seu “trabalho”, para ajudar na melhora dessas falhas. Mas nas redes sociais, os assinantes da plataforma tomaram um grande susto e a maioria começou a excluir o aplicativo com medo.

De acordo com informações, outros grandes sites também já foram hackeados pelo grupo, como o Youtube, Facebook e até mesmo a Netflix.

*O Globoplay se pronunciou sobre o acontecimento. Confira a resposta ao ataque na íntegra:

Uma informação importante para todos os nossos usuários:

O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização. O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;

2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.

3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.

4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.

5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.

6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

Confira a repercussão:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais