Apenas 2,8% das casas do Brasil não tem acesso a televisão, diz pesquisa do IBGE

Publicado em 22/02/2018

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (21) uma pesquisa que mostra que a televisão, mesmo com o crescimento de outras mídias, segue soberana no Brasil.

De 69,3 milhões de domicílios particulares permanentes no Brasil – apenas 2,8%, ou 1,9 milhão, não tinham televisão, com destaque para o Norte do país, onde o percentual é o mais elevado, com 6,3%.

Veja mais: Éramos Seis: relembre todas as versões desse clássico da TV

A pesquisa foi feita no último trimestre de 2016, abrangendo 211.344 domicílios particulares permanentes em 3,5 mil municípios. Naquela época, segundo o IBGE, existiam 37,6 milhões de televisões de tubo, que necessitariam de adaptação para receber o sinal digital de televisão aberta.

O acesso ao sinal digital ocorreria por meio de televisões novas de tela fina, que já estão vindo com conversor integrado, ou adaptando conversores nas TVs de tubo. Segundo a pesquisa, a região Sudeste é a que tem mais TVs de tela fina, com 73,8%.

Além disso, segundo o IBGE, o Nordeste é o campeão de recepção de canais por antena parabólica, com 48,2%, segundo do Norte, com 41,2%. Já no Sudeste, constatou-se o contrário: 44,8% dos domicílios com televisão recebiam o sinal por serviço de TV por assinatura contra 24,8% por antena parabólica.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade