NOCA

Aos 75, Marieta Severo fala sobre dar voz à terceira idade em Um Lugar ao Sol: “Tendência é deixar os velhos de fora”

Veterana adianta detalhes de sua personagem na trama das 21h

Publicado em 05/11/2021

A partir do dia 8 de novembro, Marieta Severo poderá ser assistida no horário nobre da Globo. Ela interpreta Noca na novela Um Lugar ao Sol, escrita por Lícia Manzo, que entra no lugar de Império na faixa das 21h.

Aos 75 anos, a atriz encarnará uma ‘avó típica’, com tudo aquilo que tem direito: afetuosa, conselheira, sábia por suas vivências e sem tempo ruim para fazer o que se deve. Na vida real, Marieta também é mãe e avó: tem três filhas e sete netos.

“Ser avó é ter um afeto absoluto, puro e precioso. Estou feliz de estar nesse lugar. Noca tem pouca instrução, mas possui a sabedoria da vida. Às vezes, o conhecimento formal não leva alguém a ser sábio. Um lugar ao sol toca em pontos atuais que estamos vivendo. É bom abrirmos esta discussão, valorizarmos o que as pessoas nessa faixa etária têm a dizer. A tendência é deixar os velhos de fora“, expõe a veterana ao Extra.

Na história, Noca será avó de Lara, papel de Andréia Horta. “Vó Noca é uma sobrevivente do machismo, da falta de oportunidade, mas é extremamente solar. Ela compreende os outros, tem empatia. Uma frase dela é ‘Sempre dá para ir adiante, mesmo quando parece que não sobrou nada’”, conta Marieta.

Segredo de Noca

A artista adianta que Noca convive com um segredo. “Ela tem um passado que vai sendo revelado na história. Noca perdeu a filha e criou a neta. Elas têm uma liga, são só as duas no mundo. A personagem soube conduzir a neta para lidar com a dor de forma positiva”, coloca Marieta.

Sobre a neta na novela, Marieta garante que o público se surpreenderá. “Lara é portadora dos melhores valores. O engraçado é que Noca, sendo uma mulher mais velha, é quem vai bagunçar o coreto. Ela tem mais maleabilidade do que a neta que é jovem, mas é careta. Já Noca está sempre ampliando horizontes e abrindo perspectivas. Na novela, a característica que você espera da juventude vem da velhice”, pontua.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade