Antonio Carlos e Jocafi cantam sucessos com Diogo Nogueira no Samba na Gamboa da TV Brasil

Publicado em 28/11/2018

Samba na Gamboa celebra uma das principais duplas da música nacional: Antonio Carlos e Jocafi. Responsáveis por clássicos imortais, eles contam sua trajetória. E relembram sucessos da carreira de quase cinco décadas. Isso, durante o papo com o sambista e apresentador Diogo Nogueira nesta sexta (30), às 21h45, na TV Brasil. O repertório do programa traz composições que marcaram época como “Você abusou”, “Minhas razões”, “Jesuíno galo doido”. Além de “Desacato”, “Toró de lágrimas”, “Maracangalha”, “Retalhos de cetim” e “Só danço samba”.

Na conversa com o bamba Diogo Nogueira, os convidados Antonio Carlos e Jocafi contam que de uma rivalidade no início da época dos festivais, nasceu a parceria que levou a sonoridade da música brasileira para palcos do mundo inteiro. Os artistas foram responsáveis por alguns dos mais famosos temas de novelas. Entre os hits produzidos pelos músicos está a canção “Você abusou” que fez sucesso internacional, com uma bem-sucedida versão francesa.

No programa da emissora pública, os baianos relembram essas passagens marcantes. E as homenagens, em 2010, pelos quarenta anos de vida artística. Também falam de curiosidades da época dos festivais, quando foram aplaudidos por Jorge Amado e Dorival Caymmi em júri.

Início de carreira com hits

Ex-guitarrista da orquestra do maestro Carlos Lacerda, Antonio Carlos Marques Pinto e o multi-instrumentista Jocafi (João Carlos Figueiredo) começaram a ser conhecidos do público em 1969, através da canção “Catendê”, inscrita no Festival de Música Popular Brasileira. Defendida por Maria Creuza, a obra acabou fazendo sucesso e gravada pela cantora. Posteriormente, a composição entrou no disco “Eu sei que vou te amar” (1972), de Maria Creuza, Toquinho e Vinicius de Moraes.

Após assinar contrato com uma gravadora, Antonio Carlos e Jocafi lançaram o disco “Mudei de ideia” (1971) com os sucessos “Desacato” e “Você abusou”. A partir desse momento, foram procurados por artistas como Maysa para gravar suas músicas. Começava uma carreira sólida, que iria tornar célebre o nome da dupla na história da música popular brasileira.

As músicas da dupla ficaram conhecidas por todo o país. Eles se apresentaram em vários festivais e fizeram shows no Brasil e no exterior. Desde então, são muitos sucessos lançados, como “Encabulada”, “Presepada”, “Simbarerê” e “Transas” do disco “Cada segundo” (1972).

Lançado em 1973, o álbum “Antonio Carlos e Jocafi” traz parcerias como “Teimosa”, “Dona da casa” e “Glorioso Santo Antonio”. No ano seguinte, foi a vez de emplacarem as canções “Toró de lágrimas” e “Dona Flor e seus dois maridos”, do repertório do LP “Definitivamente” (1974). Logo depois, alcançaram o segundo lugar no “World Popular Song Festival”, em Tóquio, com a composição “Diacho de dor”. Daí em diante apresentaram uma sequência de bem-sucedidas obras com repercussão no país e no exterior.

Sucessos das últimas décadas

A canção “Aventureiro”, composta pela dupla com Júlio São Paio, tema da primeira versão da novela “Sinhá moça” (1986) chegou a mais de 20 países em que a produção de dramaturgia foi exibida. No disco “Antonio Carlos e Jocafi cantam Jorge Amado” (1996), os fãs puderam desfrutar toda a intimidade da dupla com a obra do imortal escritor baiano em canções como “Teresa Batista”, “Dona Flor e seus dois maridos”, “Otália da Bahia”, “Malvina”, “Gameleira” e “Princesa da noite”.

Herdeiros da “baianidade” do personalidades do estado como Dorival Caymmi, a dupla Antonio Carlos e Jocafi foi homenageada no ano de 2010 em Salvador pela Escola Baiana de Canto Popular, no palco do Teatro Solar Boa Vista, pelas quatro décadas de carreira.

Sobre a sétima temporada do Samba na Gamboa

O sambista Diogo Nogueira recebe nomes aclamados e artistas em início de carreira de várias vertentes da música nacional. A nova geração está representada por jovens talentos que estão conquistado espaço. Como por exemplo Arlindinho, Juninho Thybau, Mingo Silva e Nego Álvaro, entre tantos outros.

Já a turma com a bagagem de anos na estrada reúne astros como Martinho da Vila, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Sombrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá. Antonio Carlos e Jocafi, Xande de Pilares, Pretinho da Serrinha e Nilze Carvalho, além dos grupos Fundo de Quintal, Amigos do Pagode 90 e Casuarina.

Produzido pela TV Brasil em parceria com a Giros, o Samba na Gamboa tem direção geral de Belisário França. A banda que acompanha Diogo Nogueira no programa é formada por Alceu Maia (produção musical e cavaquinho), Cacau de Castro (surdo). Carlinhos de Castro (pandeiro), Daniel Félix (percussão), Victor Neto (sopros) e Wallace Peres (violão sete cordas).

Serviço

Samba na Gamboa – sexta-feira, dia 30/11, às 21h45, na TV Brasil

Samba na Gamboa – sexta-feira, dia 30/11, para sábado, dia 24/11, às 4h45, na TV Brasil

Samba na Gamboa – sábado, dia 1/11, às 18h30, na TV Brasil

Samba na Gamboa – http://tvbrasil.ebc.com.br/sambanagamboa

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade