Climão

Reinaldo Gottino se desentende com Gabriela Prioli na CNN Brasil

Apresentador se mostra contrariado com a opinião da colega no CNN Novo Dia

Publicado em 27/03/2020

A CNN Brasil, que já é o segundo canal de notícias mais visto do país, segue chamando a atenção do telespectador com seu quadro O Grande Debate, exibido no matinal CNN Novo Dia. A atração coloca dois comentaristas, supostamente, de visões opostas para destrincharem um assunto de interesse público. A mediação é feita pelo âncora Reinaldo Gottino. Assista à íntegra aqui.

Mas, na manhã desta sexta-feira (27), Gottino interferiu, pedindo a Gabriela Prioli, uma das debatedoras, sua opinião pessoal. Na ocasião, o apresentador saiu do tema para provar que a advogada estava dando ou poderia dar sua opinião pessoal sobre o tema. A conversa seguiu sem sentido – já que ela já havia explicado por que não o faria – quando o âncora voltou no assunto, aparentemente, com a ideia de recuperar a moral, após uma primeira intervenção malsucedida.

Gabriel Prioli, Reinaldo Gottino e Tomé Abduch, em O Grande Debate, da CNN Brasil
Gabriel Prioli Reinaldo Gottino e Tomé Abduch em O Grande Debate da CNN Brasil Reprodução

“Gabriela, então, deixa eu retomar, aqui. Justiça autoriza prisão domiciliar para Eduardo Cunha. E o Tomé Abduch falou sobre a lei, que ele não concorda com a lei, que a juíza cumpriu a lei. Mas ele não concorda com a lei em vigência. O que você pensa sobre a lei? Aí eu queria, antes de tudo, uma opinião pessoal sua sobre a lei que está em vigor no Brasil. Você acha que essa lei é a correta? Tem que mudar? O que você pensa sobre, como, por exemplo, a lei de execução penal?”, questionou Gottino.

Neste momento, Gabriela surpreendeu o âncora. “Gottino, eu não dou opinião pessoal sobre a lei e aqui a gente não está falando sobre lei de execução penal, até porque a gente está falando de uma prisão cautelar. Então, não se trata de execução penal, é uma prisão preventiva”, explicou.

Nisso, o jornalista a interrompeu. “Não, mas eu estou dizendo. Nesse caso, a Justiça autoriza a prisão domiciliar para Eduardo Cunha. O que você pensa disso?”, questionou ele, visivelmente sem graça. Ela, então, começou a dizer sua opinião técnica e Gottino, seríssimo soltou um “OK”, de braços cruzados e piscando os olhos lentamente, como se estivesse contrariado.

Gabriel Prioli, Reinaldo Gottino e Tomé Abduch, em O Grande Debate, da CNN Brasil
Gabriel Prioli Reinaldo Gottino e Tomé Abduch em O Grande Debate da CNN Brasil Reprodução

Mais tarde, no debate, Gabriela reclamou com Tomé, o outro debatedor, que não dá para analisar uma realidade com achismo, sem estudar sobre o assunto. Gottino voltou a intervir: “Mas não dá para achar que o sistema é falho e injusto? Você citou casos agora!”. Neste momento, o apresentador se destemperou e se mostrou alterado. “Mas você citou casos, agora!”, insistiu.

Gabriela tentou argumentar, mas ele não permitiu. “Mas você acabou de citar casos de falhas e injustiças, isso acontece”, afirmou Gottino, com um sorriso irônico. Mas a debatedora não deixou barato: “Eu posso falar isso porque eu conheço o sistema”.

Ainda alterado e numa cruzada para mostrar que tinha razão, Gottino explicou: “Perfeito, mas, então, é sua opinião. Porque você conhece o tema”. Ele pausou e ela começou a argumentar: “Perfeitamente, mas o que eu estou dizendo é: eu conheço o tema…”.

Nisso, é interrompida pelo âncora com uma frase que beirou o grosseiro: “Então, não me fale que você não pode opinar sobre o assunto. Você pode opinar sobre o assunto”.

Gabriela, então, se mostrou surpresa: “Que horas que eu falei que eu não podia opinar sobre o assunto?”. “Não, você falou que não podia opinar o seu lado pessoal. Ué? Você… Quando você analisa tecnicamente, você desenvolve uma opinião pessoal sobre o assunto. Não dá para separar as coisas”, disse ele, gaguejando e sem deixá-la falar, apesar das tentativas dela.

Na sequência, tentou diminuir o tom: “A questão não é que eu estou discordando ou concordando com você. Eu estou, eu estou aqui para mediar. Só estou colocando para você, que você acabou de fazer uma menção de falhas no sistema”.

Sem acreditar na postura de Gottino, Gabriela se limitou a dizer: “E minha análise é técnica”. “OK, ponto. Mas você está opinando sobre o assunto”, insistiu ele.

“E eu estou fazendo uma análise técnica, uma crítica porque eu acho que se a gente levar a discussão para o achismo, sem ter profundidade para analisar o problema, a gente vai propor soluções sem conhecer o assunto sobre o qual nós estamos falando”, explicou Gabriela.

Mas Gottino não desistiu. “Mas quando você passa para o telespectador esses exemplos, a pessoa em casa não está desenvolvendo uma opinião sobre o assunto, sem ser técnica?”, questionou ele, ainda em busca da razão.

“Mas eu estou propiciando dados técnicos para que ela forme opinião sobre o assunto”, pontuou a debatedora. “Perfeito, perfeito”, conclui Gottino, não querendo mais ouvir as explicações dela. Ele, então, passou a palavra para Tomé.

No domingo (29), Gabriela Prioli anunciou nas redes sociais seu desligamento da CNN Brasil, motivada pelo constrangimento gerado no desentendimento com Gottino.

Assista o momento da discórdia:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade