Especial

Ana Paula Padrão apresenta documentário inédito sobre Assis Chateaubriand

A Figura de Chatô vai ao ar na terça-feira, à 1h30, logo após o Jornal da Noite

Publicado em 25/12/2020

Em comemoração aos 70 anos da televisão brasileira, a Band leva ao ar de terça para quarta-feira, à 1h30, o documentário inédito A Figura de Chatô, sobre a vida e obra de Assis Chateaubriand.

Apresentado por Ana Paula Padrão, o programa mostra as aventuras, inovações e criações de Chateaubriand, o responsável pela inauguração da TV Tupi, Canal 3 de São Paulo, em 1950. O público vai conhecer a fundo a trajetória do paraibano que revolucionou a comunicação e construiu o maior conglomerado de mídia na América Latina no século XX, os Diários Associados.

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello – ou, simplesmente, Chatô – era um homem cheio de paixões. Foi jornalista, advogado, senador, diplomata e até imortal da Academia Brasileira de Letras.

Atuou também como um empresário audacioso e visionário, que reuniu um dos acervos de arte mais relevantes da América Latina – percebendo uma janela de oportunidade logo após a Segunda Guerra Mundial – com obras-primas de artistas europeus oferecidas a preços razoáveis.

Com esses quadros e esculturas, ele criou junto com Pietro Maria Bardi, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, que tem, ainda hoje, suas obras disputadas para empréstimo pelas principais instituições culturais do mundo.

A Figura de Chatô vai ao ar na terça-feira, à 1h30, logo após o Jornal da Noite.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade