Não foi legal

Ana Hikari detona homenagem feita pelo Mais Você a asiáticos: “Racista”

A famosa faz parte de um núcleo do canal que debate questões de raça e gênero

Publicado em 20/07/2021

No dia 17 de junho, véspera do aniversário de 113 anos da imigração japonesa no Brasil, o Mais Você resolveu fazer um programa temático que terminou sendo uma chuva de gafes, o que incomodou a atriz Ana Hikari, a Tina da série As Five.

No matinal comandado por Ana Maria Braga, um profissional da atração apareceu com o rosto pintado, fazendo yellowface com a justificativa que era para homenagear Juliane Massaoka, repórter que aparece no quadro Feed da Ana.

Outro rapaz da equipe do programa surgiu fantasiado de samurai e falando de forma estereotipada. “Foi extremamente racista”, declarou Hikari em entrevista à jornalista Luiza Leão, do Notícias da TV.  

“Pessoas de origem asiática não falam daquela maneira, segundo que a fonética do ‘l’ nem existe na fonética asiática, japonesa especificamente. Aquilo lá é uma maquiagem que nada tem a ver com samurai. É uma maquiagem do teatro japonês, é uma coisa específica, sabe?”, destacou a estrela.

Ana faz parte de um núcleo da emissora que debate questões de raça e gênero. “É isso o que me deixa mais chateada, sabe? De ver que por mais que a empresa dentro já esteja com essa movimentação, ainda tem ponta solta”, lamentou.

Na época da repercussão do formato, a artista chegou a se manifestar no Twitter. “Tô trabalhando, então não tô conseguindo acompanhar agora o Mais Você. Me avisem se a Ana Maria Braga se retratar hoje? Hoje é o dia oficial de comemoração da Imigração japonesa. Não dá pra aceitar ‘homenagens’ assim… Isso tem outro nome, vocês sabem qual né?”, escreveu a atriz.

Veja:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade