Vem aí

Alinne Moraes avalia Bárbara, sua personagem em Um Lugar ao Sol: “Não a vejo como vilã”

A atriz vai contracenar com Cauã Reymond e José de Abreu

Publicado em 16/10/2021

Dia 8 de novembro começa a próxima novela das nove da Globo. Escrita por Lícia Manzo, Um Lugar ao Sol conta com Alinne Moraes entre os protagonistas. A atriz volta às tramas como Bárbara, uma jovem com um histórico familiar disfuncional e carente de autoestima.

Ela é filha do empresário Santiago (José de Abreu), irmã de Nicole (Ana Baird) e de Rebeca (Andrea Beltrão). Órfã de mãe desde criança, cresceu em uma vida de luxo, mas sem a atenção e o cuidado que tanto buscava.

No início da história, Bárbara é namorada de Renato (Cauã Reymond). O casal vive brigando, mas Bárbara é completamente apaixonada pelo rapaz e tem a ilusão de que um dia ele vá mudar.

Quando Renato morre e Christian assume o lugar do irmão gêmeo, Bárbara chega a acreditar que seu desejo está se realizando: o novo Renato é um homem responsável, comprometido com o trabalho e que quer se casar com ela.

Em entrevista, Alinne avaliou sua nova personagem. Para ela, não se trata de uma vilã, mas uma mulher cheia de complexos e dramas humanos. Confira na íntegra.

Como você enxerga a Bárbara?

A Bárbara é uma personagem bem complexa, tem todos os sentimentos à flor da pele. Apesar de ela ter tintas mais pesadas, não a vejo como vilã. Ela é uma vítima de toda a estrutura: tem tudo, na parte material, e ao mesmo tempo faltou amor. A Bárbara perdeu a mãe ainda criança e o pai sempre trabalhou bastante, então ela cresceu muito solitária, praticamente criada pela Nicole, irmã do meio, já que a Rebeca, que é a mais velha, é irmã só por parte de pai. Acho que o maior sonho da Bárbara é ter uma família, conquistar o amor e a atenção que ela acredita que deveria ter tido.

Fale um pouco sobre a ligação da Bárbara com o Renato.

Logo no começo, a gente vê que é uma relação até meio maternal. Ela cuida do Renato como se fosse um filho. Ele é tão desestruturado quanto a Bárbara, mas o amor faz com ela tenha muito afeto e esteja ao lado dele mesmo nos erros. Quando ela perde o Renato, isso muda, porque ela não assume mais esse lugar de ‘cuidadora’. O Christian chega muito mais sério, mais duro e consciente de toda a sociedade, até por causa da origem dele. Então eles batem muito de frente e ela se sente muito solitária.

Quando o Christian assume o lugar do Renato, ele acaba ficando com a Bárbara, que era namorada do irmão. Como isso impacta na vida dela?

A Bárbara é apaixonada pelo Renato. Quando ele morre e ela não sabe, o Christian assume o lugar do irmão, e ela sente que algo está errado. Ela é uma personagem completamente desestruturada. A Bárbara começa a quase enlouquecer, porque não é mais aquela pessoa, o cheiro não é o mesmo… Aquele buraco se torna realmente um abismo e é muito assustador pra ela.

Como é a relação da Bárbara com o pai, Santiago?

Ela está sempre tentando proteger o pai, como forma de chamar a atenção dele para a existência dela, de ganhar a aprovação dele. Ela ama demais esses pai.

E com as irmãs, Nicole e Rebeca?

A Bárbara é uma extensão da Nicole e vice-versa. Elas se conhecem mais do que ninguém, então uma aponta para a outra os defeitos e as qualidades que ambas têm. A Nicole se sabota o tempo inteiro, preenchendo o vazio emocional com comida, enquanto a Bárbara é muito maldosa com ela mesma, por não acreditar no próprio potencial. E a Bárbara tem um respeito enorme pela Rebeca, como se fosse, de forma inconsciente, um pouco da mãe que ela não teve. Por saber que a Rebeca é a filha preferida do pai delas, existe uma certa rivalidade, mas ao mesmo tempo ela admira muito a irmã.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade