Alguns elementos que Walcyr Carrasco resgata de sua obra em A Dona do Pedaço

Publicado em 17/05/2019

Na nova novela das 21h da Rede Globo, A Dona do Pedaço, que estreia na próxima segunda-feira, 20 de maio, Walcyr Carrasco tem como protagonista a batalhadora Maria da Paz (Juliana Paes), que enfrenta as dificuldades de peito aberto e vence na vida como confeiteira. E também retoma alguns temas que já abordou anteriormente. Hoje vamos citar alguns deles.

Protagonista que ganha a vida fazendo doces

Giovanna Antonelli em Sete Pecados (Divulgação/TV Globo)
Giovanna Antonelli em Sete Pecados DivulgaçãoTV Globo

A própria Maria da Paz tem uma similar na obra de Walcyr Carrasco. Trata-se da Clarice (Giovanna Antonelli) de Sete Pecados (2007/08). Ela fazia doces em casa para ajudar o marido taxista, Dante (Reynaldo Gianecchini), no orçamento doméstico. Anteriormente, a Ana Francisca (Mariana Ximenes) de Chocolate Com Pimenta (2003/04) também colocou a mão na massa quando perdeu a fábrica de chocolates Bombom para a cunhada Jezebel (Elizabeth Savalla).

O bonitão boa-vida que gasta o dinheiro da família

Em A Dona do Pedaço, Reynaldo Gianecchini interpreta o boa-vida da vez, Régis. Às custas do dinheiro da irmã Líris (Deborah Evelyn) e do cunhado Agno (Malvino Salvador), ele leva uma vida de príncipe. Sua aproximação de Josiane (Agatha Moreira) lhe dará a ideia de se apossar do patrimônio da mãe da moça, Maria da Paz. Curioso é que Deborah Evelyn, então na pele de Judith, já teve um irmão no mesmo estilo em outra novela de Walcyr, Caras & Bocas (2009/10): Nicholas (Sérgio Marone). Sete Pecados também apresentou parentes sanguessugas. Romeu (Ary Fontoura) sustentava a irmã Otília (Rosamaria Murtinho) e o sobrinho Rodolfo (Juan Alba).

https://www.youtube.com/watch?v=_N5KTfzW9qA

Sogra e genro (ou nora) em pé de guerra? A Dona do Pedaço também vai ter

“Oswaldo, não fale assim com a mamãe…” Divina (Neusa Maria Faro), de Alma Gêmea (2005/06), vivia botando panos quentes sobre a péssima relação do marido Oswaldo (Fúlvio Stefanini) com sua mãe Ofélia (Nicette Bruno). Analogamente, em A Dona do Pedaço, Cordélia (Betty Faria) e a nora Dodô (Rosi Campos) são as personagens correspondentes. Enquanto a Divina da vez é Eusébio (Marco Nanini). Em Sete Pecados, Agripina (Suely Franco) também implicava com Dante (Reynaldo Gianecchini), casado com sua filha Clarice (Giovanna Antonelli).

https://www.youtube.com/watch?v=2qYSj4-hQrA

Mãe e filha que se relacionam com o mesmo homem

Maria da Paz e Josiane se envolverão com Régis em A Dona do Pedaço. Claro que o bon-vivant não verá como deixar de lado a oportunidade de se apoderar do patrimônio da boleira. Entretanto, ela será proporcionada pela filha da própria. Em Verdades Secretas (2015), as duas personagens principais, Carolina (Drica Moraes) e Arlete, a Angel (Camila Queiroz), eram mãe e filha. E ambas se envolviam com Alex (Rodrigo Lombardi). Ademais, ele chegou a se casar com Carolina apenas para estar sempre perto de Angel. Conheceu-a, a saber, como prostituta do “book rosa” de Fanny (Marieta Severo).

Filha ou filho que se envergonha da mãe: mais um caso em A Dona do Pedaço

O comportamento de Josiane deve lembrar em alguns aspectos o Guilherme (Klebber Toledo) de Morde & Assopra (2011). A pobre Dulce (Cássia Kiss) trabalhava vendendo cocadas na rua para sustentar os estudos de Medicina e a vida do filho no Rio de Janeiro. No entanto, Guilherme jamais havia sequer colocado os pés na sala de aula da universidade. Com efeito, sua preocupação era apenas o dia a dia de praia, mulheres e noitadas. E ele escondeu por algum tempo de Alice (Marina Ruy Barbosa) o fato de ser filho de Dulce. Quando a jovem descobriu, o chamou de “vira-lata”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade