Aids é um dos temas do próximo episódio de Sob Pressão

Publicado em 22/08/2017

Cada episódio de ‘Sob Pressão’ levanta temas que retratam a realidade do Brasil e cujo debate é de extrema importância para a sociedade. Nesta terça-feira, dia 22, o público vai acompanhar o drama de Maicon (Rafael Losso) que chega ao hospital com a sua esposa em trabalho de parto e tem a dúvida de ser ou não soropositivo. Além da angústia pela espera do resultado do exame, ele precisa contar à mulher que contraiu a doença e que existe a possibilidade de ter transmitido o vírus para ela. A chance de ter sido infectada torna o parto de alto risco, impossibilitando, inclusive, que o bebê receba o leite materno assim que nascer.

A história do casal foi escolhida pela equipe dos roteiristas com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de infecção pelo HIV – o vírus que pode levar a pessoa ao desenvolvimento da AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida. O Brasil, por ser o país mais populoso da América Latina, concentra quase metade das novas infecções por HIV registradas em 2016. Desde 2010, o crescimento nas novas infecções pelo vírus foi de 3% – segundo estimativas recentes do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS).

Como alerta para a população, ao final do episódio de ‘Sob Pressão’, o público verá uma cartela informativa sobre o tema “Testagem de HIV”, com informações e dados sobre os órgãos que atuam nas áreas em questão. Além das cartelas, os perfis oficiais da Globo nas mídias sociais passam a exibir no dia 22 de agosto, após o episódio de ‘Sob Pressão’, o vídeo do REP de Jairo Bauer, médico-psiquiatra formado pela USP, que trabalha com foco em prevenção, saúde e sexualidade dos jovens. Em seu depoimento, ele fala de como sua trajetória profissional o levou a trabalhar com sexualidade e jovens, e da importância da prevenção e testagem da Aids entre este público. O REP – Repercutindo Histórias é uma plataforma da área de Responsabilidade Social da Globo criada para ouvir a contribuição das pessoas sobre temas de interesse social.

Mais dados sobre a Aids e o vírus HIV no Brasil estão disponíveis no site da UNAIDS. Informações básicas de transmissão, prevenção e outros serviços relacionados estarão disponíveis no site de Reponsabilidade Social ao final do episódio.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade