Afiliada do SBT em Alagoas pega estagiários da Record TV no Recife para burlar greve

Publicado em 01/07/2019

Mandatários do Sistema Opinião de Comunicação, grupo que é dono de inúmeros canais locais no Nordeste, tiveram uma ideia para não se prejudicarem e burlarem a greve de Jornalistas no estado de Alagoas. Os executivos enviaram sete profissionais da TV Clube, afiliada da Record TV em Pernambuco, para a TV Ponta Verde, parceira do SBT em Alagoas. O sistema é dono das duas emissoras.

Desde a última terça-feira (27), eles trabalham para o canal alagoano. Segundo o Observatório da Televisão apurou, o curioso é o fato de três de esses emissários ainda não serem jornalistas formados. O Opinião enviou três jovens estagiários para Alagoas. Contudo, eles aceitaram a situação após uma série de vantagens oferecidas, como diárias, hospedagem e alimentação pagas integralmente pelo Sistema Opinião.

Todavia, os jornalistas grevistas é que não aceitaram bem o fato. A maioria das equipes foi hostilizada nas ruas. Outra parte da equipe, durante a produção de reportagens. O Observatório da Televisão apurou que um deles chegou a receber telefonemas em tom ameaçador durante o trabalho.

Entretanto, a TV Clube de Pernambuco não quis comentar o fato. A TV Ponta Verde não atendeu os telefonemas. A reportagem também procurou o Sindjornal (Sindicato dos Jornalistas de Alagoas). A entidade também não atendeu aos contatos do Observatório da Televisão.

A greve de jornalistas de Alagoas atinge a Globo e SBT

Sofia Sepreny no AL1: jornalista furou greve de jornalistas do Alagoas (Reprodução/TV Gazeta/Globo)
Sofia Sepreny no AL1 jornalista furou greve de jornalistas do Alagoas ReproduçãoTV GazetaGlobo

A saber, além da TV Ponta Verde/SBT, outras emissoras de Alagoas estão vivendo os reflexos da greve dos Jornalistas de Alagoas. A TV Gazeta, afiliada da Globo, contratou as pressas a jornalista Sofia Sepreny para apresentar seu jornal do meio dia.

Ex-estagiária, Sofia teve de apagar seu Instagram por conta de xingamentos e errou várias vezes no ar. Em uma delas, disse que o cantor Gabriel Diniz morreu em um acidente de carro.

Na TV Pajuçara, retransmissora da Record TV, a situação é ainda mais grave. Existe apenas um apresentador indo trabalhar. O jornalista não pode fazer todos os programas. Isso tem causado cancelamentos na grade local.

Os jornalistas estão em greve faz sete dias. A paralisação ocorreu devido a proposta patronal de abaixar o piso salarial de Jornalistas do estado em 40%. O piso salarial cairia de atuais R$ 3.565,27 para R$ 2.150,00. A proposta foi considerada ultrajante para a categoria.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade