Band em crise

Afiliada da Band no MT entra na Justiça e deixa emissora por falta de pagamento

TV Cidade Verde, do MT, terá programação independente

Publicado em 29/08/2019

A TV Cidade Verde, afiliada da Band no Mato Grosso, deixará de retransmitir a emissora paulista no estado do Centro-Oeste a partir do mês de setembro. A emissora entrou na Justiça alegando falta de repasse financeiro. A partir do dia 1, o canal local vai estrear uma programação totalmente independente.

Segundo informou a própria emissora, o investimento será em programação jornalística. A TV Cidade Verde se baseia no argumento que tem a segunda maior cobertura de estado para tomar a decisão de deixar de ser afiliada de rede nacional. Atualmente, 105 municípios de Matro Grosso são atingidos pelo canal.

A intenção em 2020 é chegar até 141 municípios. A programação não foi detalhada. Mas os motivos da saída foram ditos pelo diretor-geral da emissora, Igor Taques. Segundo ele, houve atrasos no repasse da chamada “verba de afiliação”. Este valor é pago para as grandes redes para que as emissoras locais transmitam seu sinal.

“Nós fizemos o possível, mas por um compromisso com o bom andamento da empresa, infelizmente fomos obrigados a cobrar a Band, o que resultou numa sentença favorável”, explicou o executivo para o site mato-grossense Bem Notícias. Segundo ele, os problemas começaram em 2014.

Naquele ano, após a Copa do Mundo no Brasil, a Band viveu em crise. Os atrasos de repasse de afiliação começaram a ser frequentes. Sem receber uma verba importante, o grupo de comunicação entrou com um processo para receber o montante devido.

Mesmo com o processo, o diálogo entre as emissoras foi mantido. No entanto, não houve uma renovação de afiliação. Com isso, a TV Cidade Verde segue o exemplo da TV A Crítica, do Amazonas. Ex-afiliada da Record TV, a emissora criou uma grade própria e independente e está se dando bem.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade