Nova função

Adriana Araújo estreia na reportagem do Repórter Record Investigação

Atração denuncia a exploração em lavouras de sisal do Nordeste

Publicado em 05/08/2020

Nesta quinta-feira (06), a nova apresentadora do Repórter Record Investigação, Adriana Araújo, estreia também como repórter da atração. No terceiro programa da atual temporada, junto com a equipe do programa, ela viaja até o semiárido nordestino.

Ela mostra o trabalho desumano de adultos e crianças nas lavouras de sisal, planta que serve de matéria-prima para produção de cordas, chapéus e tapetes. Durante 12 dias, a apresentadora, Laura Ferla e Gilson Fredy acompanham de perto a triste realidade desses brasileiros. A edição é de Mariana Ferrari.

Eles trabalham sem descanso até a exaustão para ganhar metade de um salário mínimo por mês. Muitos contam com a ajuda dos filhos pequenos para completar a renda da família e escapar da miséria. Outros vivem como nômades, de cidade em cidade, em busca de algum função para ganhar dinheiro e sobreviver. Os repórteres se deparam com trabalhadores sem registro em carteira, alguns vítimas de graves acidentes de trabalho, outros mutilados.

Miga começou a trabalhar nos campos de sisal com apenas sete anos. “Trabalho mais de 12 horas por dia. Eu acho que é escravidão, eu me sinto escravizado”, desabafa.

As crianças também carregam um fardo pesado nos campos. Os pais são obrigados a levar os filhos para as plantações porque precisam aumentar a renda da família no final do mês. “Recolho todas as folhas cortadas pela minha mãe, depois levo a carga para o jegue”, conta uma jovem de 13 anos.

Jailton e Diodato tiveram as mãos decepadas nas lavouras de sisal. “Eu tinha 15 anos quando a máquina cortou meu braço”, conta Diodato. Aos 43 anos, Jailton ainda trabalha mesmo após ter perdido a mão esquerda ao manusear o motor.

E depois de uma semana longa e desgastante, os lavradores esperam, sentados no chão, para receber salário. São R$ 70 por semana. Por mês, menos de R$ 300. E é com esse dinheiro que eles sofrem a angústia de ter que sustentar a família.

O Repórter Record Investigação desta quinta-feira (06), apresentado por Adriana Araújo, vai ao ar as 22h30.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade