Adoção de filhos muda vida de Brau e Michele em nova temporada de Mister Brau

Publicado em 12/04/2017

Amor de pai e mãe transcende qualquer obstáculo. Vence desafios, supera amarguras e sobrepuja as decepções pela felicidade dos filhos. Na terceira temporada de ‘Mister Brau’, Michele (Taís Araújo) e Brau (Lázaro Ramos) experimentam o maior amor do mundo ao adotar Carlito (Sérgio Rufino), Egídio (Leonardo Lima) e Lia (Brunna Oliveira) e fazem de tudo pela felicidade dos filhos.

Afinidade com as crianças, eles já têm. Mas, apesar do convívio que tiveram na temporada passada, é agora que as crianças entram de vez para a família e viram de pernas para o ar o dia a dia da dupla. Os obstáculos são muitos e, diante de um mundo repleto de preconceitos, os cinco precisam lidar com as adaptações na estrutura familiar, e fora dela. A chegada das crianças transforma a vida dos dois, que buscam nas lembranças do passado a melhor forma de educar e ajudar os herdeiros. “Família é um assunto meio que natural e esse vai ser o norte desta temporada”, conta Lázaro. “A personalidade tanto de Brau quanto de Michele está muito bem estabelecida. Ela é prática, empresária mão de ferro. E ele artista, meio doidinho. De repente eles se veem responsáveis por três crianças e vão tentando se adaptar, mas, ao mesmo tempo, não deixam de ser quem são. Isso promete gerar muita comédia. O próprio Brau já é um crianção. Imagina agora, na companhia das crianças”, se diverte.

A memória do casal, ilustrada em cenas de flashback, proporciona uma imersão por diferentes momentos marcantes de cada um, apresenta um passado até então desconhecido do público e toda a relação familiar dos dois antes da fama, provocando encontros e reencontros. “Não é que Brau e Michele se tornaram incríveis por serem artistas e ricos; eles já eram incríveis quando moravam lá em Madureira, antes do sucesso. O seriado passa esses valores do empenho, do trabalho duro, do talento e da família”, lembra Taís Araújo.

Além de todo o processo de reestruturação familiar dos Brau, a nova temporada do seriado – que tem redação final de Jorge Furtado e direção geral de Patrícia Pedrosa e Flavia Lacerda – apresenta ainda novidades na carreira da dupla. Eles levantam um novo voo, dessa vez como apresentadores de um programa de auditório – “Os Brau” – onde recebem nomes da música popular brasileira que representam a diversidade da cena musical no país. “A terceira temporada é quase um musical ou um “Brau Five”. Primeiro porque tivemos muitos convidados especiais e segundo porque as crianças também cantam e dançam. É um seriado com muita música. Tem sertanejo, funk, a dança do passinho, rap”, revela Jorge Furtado. Em paralelo a tantos ritmos e muita diversidade, assuntos atuais como bullying, adoção, paixão na adolescência e preconceito permeiam cada episódio. “Eles vão receber talentos musicais muito interessantes como MC Soffia, Karol Conka, Jaloo, Liniker, Marília Mendonça, Elza Soares, entre outros. Todos bem carregados de personalidade e originalidade. Isso nos permite debater mais a fundo os temas sociais sempre existentes no seriado, mas que voltam com mais força nesta temporada”, afirma.

As novidades se estendem para outros núcleos do seriado. Os vizinhos de Brau e Michele, Henrique (George Sauma) e Andrea (Fernanda de Freitas), estão “grávidos”! O advogado terá ainda mais paciência com a esposa que, com os hormônios à flor da pele, está mais instável emocionalmente e mais temperamental do que nunca. O parto não será nada fácil e Andrea vai contar, ironicamente, com a ajuda de Michele – seu desafeto de tempos atrás – no momento mais importante da sua vida.

Além de Henrique, Gomes (Kiko Mascarenhas) também terá que exercitar toda sua fleuma, mas com sua mãe, Rosita (Fernanda Montenegro, em participação especial), que volta nesta temporada para casar o filho custe o que custar. Ela até invade o palco do programa dos Brau para prospectar possíveis noras. O anúncio provoca um alvoroço entre as solteiras de plantão, mas quem se dá bem mesmo é Lima (Luis Miranda). Galanteador nato, ele não deixa passar um rabo de saia e aproveita a lista de candidatas à noiva para conhecê-las melhor.

Um novo ambiente dentro e fora do palco

Brau (Lázaro Ramos) e Michele (Taís Araújo) são incansáveis na carreira. Sucesso incontestável no mundo da música, eles se lançam agora como apresentadores de TV. E para deixar o palco com a cara do casal, a equipe de cenografia criou um ambiente que espelha a irreverência e a vocação festeira da dupla. “As gravações pareciam uma grande festa, um momento de celebração”, explica Taís. Assinado por Luciane Nicolino, o cenário, montado nos Estúdios Globo, ocupou 450 metros quadrados e simula a parte de baixo de um viaduto, referência ao local onde acontece o Baile Charme de Madureira, bairro onde nasceram Brau e Michele.

Para compor a atmosfera street, os artistas de rua Galigrapixo, Fefe Talavera e Rolinho Bros deixaram sua marca registrada nas pilastras de sustentação do cenário – um grande viaduto – todo montado em estrutura de ferro e revestido de compensado. Com referências africanas, a arte urbana que cobre as pilastras tem formas geométricas e cores neutras.

A plateia tem capacidade para 150 pessoas e é parte fundamental da atração. “O ambiente descontraído e ao mesmo acolhedor motivou a participação de todo mundo de forma muito natural”, conta Lázaro. O público do programa é composto por praticantes de danças e frequentadores dos eventos de Madureira, principalmente do Baile Charme. Eles foram instruídos a se vestirem no estilo próprio e a se sentirem a vontade durante as gravações. E assim fizeram. Sendo eles mesmos, os figurantes arrasaram nos shows. De acordo com Flavia Lacerda, a chegada de “Os Brau” promete dar um fôlego a mais para a nova temporada do seriado. “O programa trouxe novas possibilidades. E a gente conseguiu inovar de um jeito que Brau e Michele não perdessem a essência”, avisa.

E para não deixar passar nenhum detalhe, câmeras com lentes esféricas estrategicamente posicionadas em torno do palco e suspensas em estruturas de ferro captam a interação e a fluidez do programa com o público presente. O equipamento, utilizado nas temporadas passadas, é semelhante ao usado nos programas de entretenimento da Globo e reproduz imagens em tela cheia. Mas a direção de ‘Mister Brau’ inovou e adotou também o uso de lentes anamórficas para gravar cenas fora do palco. Segundo Patrícia Pedrosa, a lente anamórfica permite captar imagens com menor profundidade e em formato semelhante ao do cinema, com o corte tradicional da sétima arte – as clássicas tarjas pretas. É nessa pegada que grande parte das novidades do seriado – a adoção das três crianças, a origem dos personagens e as relações familiares – são exibidas na TV. “É possível perceber essa diferença quando vemos “Os Brau” no ar, que entra na TV em tela cheia, assim como os programas de entretenimento da Globo”, explica Patrícia. O método permite brincar com a realidade e provoca um jogo de imagens, dando ao público a sensação de que “Os Brau”, que é um programa da ficção, faz parte da programação da emissora.

Já a mansão, com a chegada das crianças, ganha objetos infantis e a decoração recebe tons mais coloridos. Brinquedos espalhados pelo chão reforçam a presença dos pequenos, além de um cantinho para estudo e um balanço na parte externa da casa.

A originalidade de Brau e Michele

A terceira temporada de ‘Mister Brau’ volta no tempo e cenas de flashback reforçam o estilo único e cheio de atitude de Brau (Lázaro Ramos) e Michele (Taís Araújo). Peças simples com estampas coloridas e em stencil faziam parte do guarda-roupa do cantor antes da fama, mas era o uniforme de vendedor de mate o que ele mais usava no dia a dia durante o trabalho. Sim, no passado, Brau era ambulante nas areias do Rio de Janeiro. Na cabeça, ele usava um comprido rastafári. O cabelo era moda nos anos 2000 e intensifica a referência africana, característica marcante no estilo do personagem.

Já Michele usava os cabelos alisados, que também eram moda naquela época. Ela assume os cachos quando se torna dançarina de samba, mesma época em que conheceu seu amor. Na atualidade, Michele retorna ao tom castanho dos cabelos, que tinham mechas louras nas edições passadas.

O estilo marcante e único de cada indivíduo é um ponto forte da caracterização e figurino de ‘Mister Brau’, assinados por Erica Monteiro e Antonio Medeiros, respectivamente. Nas cenas atuais do seriado, com a nova etapa na carreira, o casal ousa ainda mais nas roupas extravagantes. O uso do total look, por exemplo – diferentes peças com a mesma estampa – além de diversos acessórios e apliques de cabelo, se intensifica com a chegada do programa de auditório.

Segundo Taís Araújo, o trabalho de caracterização e figurino é um passo importantíssimo para a composição da personagem. “O trabalho da Erica e do Antonio são fundamentais para viver a personagem e toda a sua autenticidade no estilo. Afinal, o que seria de Michele sem aquelas roupas “bapho” e sem aquela make incrível”, diverte-se a atriz. Lázaro Ramos concorda e reforça que, desde a primeira temporada, a caracterização dos personagens de ‘Mister Brau’ foi desenhada junto com o figurino. “Para mim, cada look de Brau é quase uma instalação artística. Acho que as referências usadas para compor o personagem trouxeram uma identidade moderna para o Brau. Acho que um artista pop como ele, se existisse de verdade, teria esse figurino e caracterização que encontramos no seriado”, elogia o ator.

Ao todo, para a terceira temporada, cerca de 100 peças originais foram produzidas pelas costureiras dos Estúdios Globo. Para os integrantes do backstage de “Os Brau” foram feitas camisetas com a logomarca do programa, mas as peças agradaram tanto que entraram, inclusive, para o guarda-roupa da equipe responsável pela produção e direção do seriado.

‘Mister Brau’ tem redação final de Jorge Furtado e direção de Patrícia Pedrosa e Flávia Lacerda, e estreia em 18 de abril.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade