desenhos

Aclamada pelos fãs, TV Globinho estreava há 21 anos

O programa estreou num especial de férias e teve várias fases

Publicado em 04/07/2021

No último dia 25 de junho, Fátima Bernardes celebrou os nove anos de existência do Encontro. No entanto, para muitos internautas, o aniversário do matinal marca um “triste” acontecimento: faz nove anos que a TV Globinho perdeu sua edição diária. Até hoje, há espectadores saudosos da mais famosa sessão de desenhos da Globo.

A TV Globinho estreou em 3 de julho de 2000, como parte da faixa Férias Animadas. A atração implantou um time de repórteres-mirins que, ao lado de Angélica, costurava os desenhos animados que eram exibidos nas manhãs da Globo. Na época, a ideia era promover um “esquenta” para o Bambuluá, infantil que incorporaria a TV Globinho a partir de outubro daquele ano.

Como quadro do Bambuluá, a TV Globinho mostrava o cotidiano de uma emissora de TV comandada por crianças, e que ficava na cidade que dava nome à atração. Assim, além de desenhos, a TV Globinho apresentava quadros com bonecos, sátiras de programas de TV e o Jornal Globinho, que trazia curiosidades às crianças.

Bambuluá chegou ao fim em janeiro de 2002, quando a TV Globinho se tornou um programa independente. Inicialmente, o programa manteve parte do elenco do Bambuluá, mas, aos poucos, passou a apostar em reprises. Até que, em outubro de 2002, o programa foi novamente reformulado, trazendo uma apresentadora diferente a cada dia da semana, que chamava os desenhos animados.

Com a estreia de TV Xuxa, em abril de 2005, TV Globinho tornou-se semanal, aos sábados, com apresentação de Giovanna Tominaga. Em 2008, a atração voltou a ser diária, e seguiu comandada por Giovanna. No ano seguinte, o programa apostou num rodízio com nomes do elenco jovem da Globo. Mais tarde, Paulo Mathias Jr e Flavia Rubim tornaram-se fixos; mais adiante, Flavia foi substituída por Mariah Rocha.

Os últimos apresentadores da TV Globinho foram Emílio Eric e Letícia Navas, que ficaram no posto até junho de 2012. A partir da estreia do Encontro com Fátima Bernardes, a TV Globinho voltou a ser exibida apenas aos sábados, mas, desta vez, sem apresentadores. Exibindo apenas desenhos e longas de animação, o programa foi extinto definitivamente em agosto de 2015, com a estreia do É de Casa.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade