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Abertura dos Jogos Olímpicos tem menor audiência nos EUA em 30 anos

Cerimônia de Tóquio atraiu 16,7 milhões de espectadores para a NBCUniversal

Publicado em 28/07/2021

Na última sexta-feira (23), TV’s do mundo inteiro transmitiram a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nos EUA, o evento foi ao ar pela NBCUniversal, uma das principais redes de TV do país, e alcançou um total de 16,7 milhões de espectadores, somando o público do canal linear quanto do site, aplicativo e do serviço de streaming Peacock.

No entanto, segundo o site Meio & Mensagem, o número representa a menor audiência de uma abertura olímpica desde 1988, nos jogos de Seoul, na Coreia do Sul. Por isso, o canal de TV contatou seus anunciantes para uma compensação, com um espaço adicional de mídia e sua programação. Trata-se de um procedimento comum, que aconteceu também em 2016, por conta dos Jogos do Rio.

Mas, ainda segundo o Meio & Mensagem, o desempenho da abertura de Tóquio foi 36% inferior a da abertura da Olimpíada do Rio, que foi assistida por 26,5 milhões de pessoas. Os Jogos de Londres, em 2012, conseguiram atrair 40,7 milhões de espectadores.

Porém, o primeiro fim de semana Olímpico foi considerado positivo para a NBCU. A audiência das transmissões tem aumentado sobretudo nas plataformas digitais do canal. A cerimônia de abertura no aplicativo do canal teve uma audiência 76% do que a registrada na abertura dos Jogos de Inverno de 2018 e foi 72% superior ao da abertura da Rio-2016, refletindo um incremento do interesse da audiência pelos formatos digitais, informou Meio & Mensagem.

“Assim como os atletas transformaram a Olimpíada ao continuar ultrapassando os limites do esporte, nossas parcerias de marketing também evoluíram, refletindo a forma como nossa audiência está acompanhando os jogos hoje. Curtir os jogos não é uma atividade linear, e sim uma transmissão multitela – e sabemos que nossa plataforma entregará resultados e impactos a nossos anunciantes. Nossos times estão falando com nossos parceiros todos os dias para garantir que eles atinjam seus objetivos por meio dos jogos”, disse o presidente de advertising and partnerships da NBCUniversal, em comunicado reproduzido na matéria.

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