Abertura de Novo Mundo destaca tom de aventura da trama com animação 3D e trilha gravada pela Orquestra de Praga

Publicado há 3 anos
Por Endrigo Annyston
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como uma mosquinha. É assim que a câmera se movimenta na abertura de ‘Novo Mundo’. Efeito conquistado graças ao trabalho minucioso e realista de animação em 3D, as imagens são exibidas em plano fechado, acompanhando de perto os movimentos de uma barra de ouro que passa por diferentes mãos e transformações em uma viagem de Portugal ao Brasil. O ritmo acelerado da apresentação das cenas, que surgem na tela de forma encadeada, e a trilha sonora criada pelo músico Sacha Amback e gravada pela Orquestra de Praga, reforçam o tom de aventura e as emoções de novas descobertas, presentes tanto na trama quanto na abertura.

Como pano de fundo de todo movimento, vemos acontecimentos e cenários importantes da nova trama, ambientada no Brasil no início do século XIX, entre 1817 e 1822, período que antecede a independência no país. É o caso de bailes, viagens, banquetes e a movimentação de escravos, entre outros, até chegar ao ponto alto: a Independência do Brasil. No total, desde o briefing até o resultado final, o projeto levou cerca de 3 meses para ser concluído.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Este trabalho foi realmente desafiador, porque além de todas as dificuldades naturais para produção de animação em 3D, precisamos ter um cuidado especial com o roteiro e a movimentação da câmera, para garantir que as cenas fossem exibidas de forma contínua, com acontecimentos totalmente encadeados”, revela Alexandre Romano, diretor de criação da abertura. “Além disso, por tratar-se de um produto de época, particularidades como elementos de cenografia e figurino eram muito importantes e precisavam estar retratados de maneira fiel. Mas, graças ao trabalho em equipe e a parceria com autores, direção e produção da novela conseguimos compreender e retratar cada detalhe, o que nos permitiu chegar a um resultado tão realista”, finaliza o diretor.

‘Novo Mundo’ é uma aventura romântica que se passa em uma época de personagens heroicos, cujas causas são maiores que a própria vida. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, a trama tem direção artística de Vinicius Coimbra.

Ficha técnica:

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá
Criação, Direção e Direção de Arte: Alexandre Romano, Flavio Mac, Roberto Stein
Logo Design: Fabricio Duque
Color Grading: Alexandre Romano
Produção Executiva: Orlando Martins
Coordenação de Criação: Mariana Magoga
Atendimento: Carla Sá, Suzana Prista, Fabienne Verbicaro, Paula Machado
Trilha original: Sacha Amback
Animação, Computação Gráfica e Produção: Koi Factory

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais