De volta

A Força do Querer: elenco fala das amizades e dos aprendizados

Carol Duarte, Maria Fernanda Cândido e outros atores falam da novela

Publicado em 17/09/2020

Em A Força do Querer, novela de Gloria Perez que volta à tela da Globo nesta segunda-feira (21), o público vai conferir uma trama de personagens determinados que terão suas trajetórias pessoais levadas ao limite. Eles precisarão ultrapassar barreiras e vencer conflitos, num percurso em que a força do querer de um afeta o querer do outro, determinando, assim, os rumos da história.

Nesta trama em que praticamente tudo está conectado, acabou sendo natural que o elenco também criasse uma conexão muito forte. “Fiz amizades que ficaram para a minha vida nesse trabalho. Era a minha primeira novela e, desde o início, me senti muito acolhida pelos colegas, pela direção e por toda a equipe”, conta Carol Duarte, intérprete de Ivana/Ivan, que ao longo da história se descobre transexual.

Maria Fernanda Cândido, que dá vida à elegante Joyce, mãe de Ivana, reforça as palavras de Carol e relembra com carinho os momentos em que o núcleo delas se reunia para ensaiar.

“Era muito prazeroso, como se fôssemos uma família de verdade. Essa novela foi realmente especial. Saber que ela estará de volta faz a gente ter muita saudade desses momentos juntos”, diz. A atriz fala ainda da expectativa para a volta da trama. “A Joyce é uma mulher muito individualista, que não pensa no coletivo. Estou curiosa para saber como o público vai recebê-la agora”.

Dan Stulbach interpreta Eugênio, marido de Joyce e pai de Ivana e Ruy (Fiuk). O personagem é um homem idealista que, além de apoiar a filha, decide deixar o cargo na empresa da família para abrir seu próprio escritório de advocacia.

Dan fala sobre o que aprendeu com o personagem. “Saí diferente de quando entrei porque foi a novela que mais pessoas me abordaram na rua para falar sobre a trama. Lembro de uma mulher que me abordou numa livraria para me dar um abraço e agradecer por levantarmos esses temas e, de alguma forma, ajudarmos a mudar a realidade”.

Paolla Oliveira vive a policial Jeiza, um dos grandes símbolos de força feminina da trama. Ela conta que a personagem a transformou. “Quando a Gloria Perez me apresentou a Jeiza, as primeiras coisas que vieram foram a profissão dela e o hobby, o MMA. Os dois tinham muito a ver com o físico e me esforcei bastante na época. Mas o que mais ficou para mim desse trabalho foi ver que eu era, sim, capaz de interpretar uma personagem forte como essa”, afirma a atriz.

Silveiro Pereira dá vida ao motorista Nonato, que à noite se traveste de Elis Miranda e sofre muito preconceito por isso, inclusive por parte da família. Assim como Carol Duarte, o ator estreou na televisão na trama de Gloria Perez e, para ele, A Força do Querer tem um significado muito especial.

Quando pensa nesse trabalho, Silvero se lembra do dia em que viu seu nome nos créditos da novela pela primeira vez. “Foi no dia da festa de estreia, quando apareceu no telão. Eu liguei para a minha mãe na hora, chorando. É a sensação do filho que conseguiu realizar o sonho da mãe de vê-lo fazendo uma novela”, conta.

Emílio Dantas, que conquistou o público em 2017 com o seu Rubinho, elege a mensagem que gostaria que chegasse ao público com essa nova exibição da novela: “Espero que as pessoas reflitam e vejam que algumas coisas têm a ver com o querer e outras com sermos quem nós somos, com nossa essência, e isso não podemos deixar que ninguém mude”.

A Força do Querer é uma novela de Gloria Perez, com direção artística de Rogério Gomes, direção geral de Pedro Vasconcelos e direção de Davi Lacerda, Luciana Oliveira, Claudio Boeckel, Roberta Richard e Fábio Strazzer.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade