Racismo

A Fazenda 13: Em mais um ato polêmico, Dayane Mello deixa Lidi Lisboa desconfortável

Ex-Peoa utiliza o termo 'pixaco' para falar de cabelos crespos

Publicado em 04/12/2021

Mesmo fora de A Fazenda 13, Dayane Mello continua polêmica com seus comentários sobre a aparência alheia. Durante a entrevista para a Live do Eliminado, a ex-peoa conseguiu deixar os entrevistadores Lidi Lisboa e Lucas Selfie visivelmente desconfortáveis com declarações.

Em sua estadia no reality, ela já havia comentado sobre cores de pele e também questionado Mileide Mihaile sobre ter nascido com cabelo liso, tendo a pele escura. O que não foi visto com bons olhos pelo público e por Rico Melquiades, que a acusou de racista.

Durante a entrevista após a eliminação, ela utilizou um termo pejorativo para se referir a cabelos crespos: pixaco. Esse termo tem origem na expressão ‘pixaim’ e que, na maioria das vezes é utilizado para falar que um cabelo é ‘ruim’ ou difícil de ser domado. Segundo o Instituto Géledes, por anos, esse tipo de expressão é utilizado para depreciar o cabelo afro, atingindo diretamente a autoestima de pessoas negras. Por isso deve ser evitado.

“Qual o problema de ter cabelo liso? Só queria ressaltar a beleza diferente. Eu nasci em Santa Catarina, nasci com o cabelo pixaco que tem que ficar alisando. Só por isso”, disse a modelo. Dayane Mello não tem cabelo crespo, apenas cacheado, mas Lidi Lisboa, negra e que possui cabelo crespo, ficou visivelmente constrangida e incomodada com as palavras da eliminada e tentou contornar a situação: “Tem todos os tipos de cabelos no mundo, Graças a Deus”. Veja o momento:

Fique por dentro da cobertura completa de A Fazenda 13 no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube! 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade