A dois capítulos do fim, saiba o que é real e ficção em Novo Mundo

Publicado em 23/09/2017

Boa parte dos autores abusa da licença poética para recriar cenas e fatos históricos em suas tramas. Com Novo Mundo, não seria diferente. O folhetim escrito por Theresa Falcão e Alessandro Marson desenrola o enredo tendo como pano fundo a história real. A dois capítulos do fim, a produção adicionou uma coisa ali, outra aqui, na trama das seis.

De acordo com a revista Veja, a primeira mudança ocorreu na despedida de Leopoldina (Letícia Colin) antes de seguir para o Rio de Janeiro. Na trama, a futura esposa de Dom Pedro I ganha uma grande festa num palácio europeu, com direito a shows e presentes em barra de ouro para os convidados. Realmente a princesa ganhou a festa regada à muito luxo, porém não há registro de que as barras de ouros foram presenteadas. Outro descompasso foi em relação à temperatura. A Globo investiu em neve artificial, enquanto que na época, segundo o historiador Paulo Rezzutti, era verão e fazia muito calor.

A segunda alteração feita pelos autores apontada pela revista foi em relação à viagem de Leopoldina ao Brasil. A caravela de princesa é atacada pelo bando do pirata Fred Sam  Alma (Leonardo Pacheco) na novela. Conta-se historicamente, porém, que ela foi trazida em uma esquadra de guerra bem armada e escoltada por outros navios, ou seja, sem chances para qualquer pirata.

Ainda na novela, Domitilia de Castro (Agatha Moreira), amante de Dom Pedro (Caio Castro), conhece o príncipe em 1822. Os registros, por sua vez, mostram que os dois se conheceram seis meses depois, às vésperas da proclamação da Independência.

Sem contar com alguns erros de cena, como foi o caso do celular de Isabelle Drummond que apareceu em uma das cenas. No século XIX, também não existiam óculos escuros, e mesmo assim navegantes e oficiais europeus como o fictício capitão Thomas Jhonson (Gabriel Braga Nunes) os usavam para amenizar os efeitos do sol.

Para a tristeza dos fãs, o casal Ana (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede) também foi uma criação dos autores, além de vários personagens.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade