8 personagens que lutaram contra o câncer

Publicado em 07/08/2017

O dia Nacional de Combate ao câncer acontece apenas no dia 27 de novembro, mas no último dia 4 de Agosto foi comemorado o Dia da Campanha Educativa contra o câncer. A teledramaturgia brasileira está repleta de personagens que sofreram algum tipo de câncer, e não só ajudaram dramaturgicamente, como cumpriram papel social ao alertar contra a doença. Listamos abaixo alguns personagens que foram exemplo na luta contra o câncer:

Leia também: 11 vezes que Evaristo Costa quebrou a internet

Bia Seidl
Vera Bia Seidl em Malhação Reprodução

Vera

Vera (Bia Seidl) era a mãe dos adolescentes Gui (Iran Malfitano) e Léo (Max Fercondini) em Malhação 2001. A dona de casa que viu sua vida virar de cabeça pra baixo ao ver o marido ser acusado de lavar dinheiro recebido nos planos de saúde, ainda precisou lutar contra o câncer de mama, precisando retirar uma das mamas. O tema abordado na novelinha serviu como forma de conscientização para milhares de mães sobretudo, pela importância do autoexame.

Maria Padilha
Hilda Maria Padilha em Mulheres Apaixonadas Divulgação TV Globo

Hilda

Mesmo que de forma discreta, o tema foi tratado em Mulheres Apaixonadas quando Hilda (Maria Padilha), a mais feliz e realizada das irmãs de Helena (Christiane Torloni), contraiu um tipo de câncer de mama.

Eva Wilma
Marta Eva Wilma no seriado Mulher Divulgação TV Globo

Marta

Na série Mulher, a médica Marta (Eva Wilma) descobriu um câncer de mama, e viveu o drama pessoal da retirada de um dos seios, já completamente tomado pela doença. Como médica, ela fazia campanhas para que todas as mulheres realizassem pelo menos uma mamografia por ano.

Bia Nunes
Marta Bia Nunes em História de Amor Divulgação TV Globo

Marta

Outra Marta (Bia Nunes) também lutou contra o câncer em História de Amor. A vizinha de Helena (Regina Duarte), vivia queixando de que não conseguia mais ser feliz no casamento. O apoio do marido foi fundamental para a moça lidar com a descoberta de um câncer de mama.

Stênio Garcia e Antonio Fagundes
Pedro Antonio Fagundes e Bino Stênio Garcia em Carga Pesada Divulgação TV Globo

Bino

Na série Carga Pesada, Bino (Stênio Garcia) passa pela descoberta de um câncer logo no primeiro episódio, e temendo a morte decide voltar a fazer entregas com seu caminhão na companhia do amigo Pedro (Antonio Fagundes).

Monah Delacy
Ester Monah Delacy em O Amor Está no Ar Reprodução Youtube

Ester

Em O Amor Está no Ar, Ester (Monah Delacy) descobriu um tumor maligno no seio, entrando em depressão posteriormente. A senhora passou então a frequentar um grupo de apoio onde através da convivência com outras pessoas, recuperou pouco a pouco a vontade de viver e lutar contra a doença.

Bruna Linzmeyer e Lázaro Ramos
Leila Bruna Linzmeyer e André Lázaro Ramos em Insensato Coração Divulgação TV Globo

André

Na novela Insensato Coração, André Gurgel (Lázaro Ramos) era uma personalidade quando se tratava de design. Bon Vivant carioca, o rapaz antes conquistador nato, se assustou com a descoberta de um câncer nos testículos e contou com a ajuda da apaixonada Carol (Camila Pitanga) para ajudá-lo na difícil fase de aceitação da doença.

Carolina Dieckamnn
Camila Carolina Dieckmann em Laços de Família Divulgação TV Globo

Camila

Em Laços de Família, Camila (Carolina Dieckmann) também foi vítima de um câncer, e a antes mimada garota que havia roubado o namorado da mãe, encontrou força na família para lutar contra a doença e ganhou o perdão do público.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade