Polêmica

Gregório Duvivier se diz admirado por Gabriela Prioli deixar a CNN Brasil

Apresentador viu tuítes da comentarista e criticou emissora

Publicado em 29/03/2020

O apresentador do Greg News, Gregório Duvivier, retuitou, neste domingo (29), uma postagem da comentarista da CNN Brasil Gabriela Prioli. Na mensagem, ele se diz admirado por ela deixar o novo canal de notícias, onde participa, até então, do quadro O Grande Debate, do matinal CNN Novo Dia.

“Ainda mais admiração por Gabriela, que sai gigante dessa emissora covarde que já nasce tão velha”, disparou ele.

A mensagem surgiu depois de uma série de tuítes de Prioli, indicando que continuaria seu debate de ideias em sua redes sociais, que cresceram desde a estreia do quadro. O Observatório da TV procurou a assessoria de imprensa da CNN Brasil, que enviou nota no fim da tarde de domingo (29). Leia no final do texto.

Confira a íntegra da mensagem de Prioli

“Queridos antigos e novos amigos, os últimos dois dias foram de muita reflexão. Não é fácil ser firme no início de um projeto profissional, mas é impossível não me comportar segundo aquilo que eu defendo, apesar das possíveis consequências”, disse no primeiro tuíte.

E seguiu: “Eu digo a vocês, de forma reiterada, para se posicionarem, serem firmes e não cederem diante de comportamentos que vocês considerem inadequados. Se agora, quando a vida demanda isso de mim, eu agisse de outra forma, estaria sendo hipócrita”.

No terceiro tuíte: “Em mais de uma oportunidade tive que me posicionar cobrando respeito ao meu espaço de fala. É preciso ser mais contundente”.

“O meu compromisso é com um debate racional, prospectivo, informativo e respeitoso”, afirmou em um quarto tuíte.

E no quinto tuíte: “Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras”, disse.

“Não posso legitimar que o achismo seja equiparado ao conhecimento científico nem contribuir para acirrar a polarização”, seguiu.

Um sétimo tuíte: “Seguirei, por enquanto, dividindo com vocês as minhas análises nas minhas redes e pensando em outras formas para podermos interagir e evoluir com qualidade”.

E seguiu: “Nessas últimas duas semanas o nosso grupo cresceu e isso me traz profunda satisfação. O meu maior prazer é essa troca que tenho com vocês. Fica aqui então o meu muito obrigada”.

E concluiu com um novo tuite: “Nos posicionar é a forma que nós temos de conscientizar o mundo daquilo que nós consideramos fundamental. Gabi”.

Gabriel Prioli, Reinaldo Gottino e Tomé Abduch, em O Grande Debate, da CNN Brasil
Gabriel Prioli Reinaldo Gottino e Tomé Abduch em O Grande Debate da CNN Brasil Reprodução

Vale lembrar que, na sexta-feira (27), o apresentador Reinaldo Gottino se destemperou com o posicionamento de Gabriela Prioli.

Veja todos os tuítes de Prioli

Nota oficial na íntegra

A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro “O Grande Debate”, exibido diariamente dentro do programa “Novo Dia”, após duas semanas de participações na emissora. A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira (30).

“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.

Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino. No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador.

“Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz Gottino. Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro “O Grande Debate” mostrou diversas qualidades como debatedora. A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias.

O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade. Nas próximas semanas, o quadro “O Grande Debate” ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade