Fim da Linha

Gabriela Prioli pede para deixar CNN Brasil após constrangimento com mediador Reinaldo Gottino

Comentarista indica que não recebeu apoio da emissora após desentendimento ao vivo

Publicado em 29/03/2020

A comentarista da CNN Brasil Gabriela Prioli informou, neste domingo (29), que pediu para deixar suas funções no novo canal de notícias. Em uma série de tuítes, ela reafirmou a postura que teve no debate de sexta-feira (27), quando foi pressionada por Reinaldo Gottino para dar sua opinião pessoal e lhe rebateu dizendo que estava ali para dar opinião técnica.

O último quadro O Grande Debate, do matinal CNN Novo Dia, foi acalorado, com a debatedora sendo interrompida diversas vezes por Gottino, que, aparentemente, não gostou da resposta firme da advogada e voltou ao assunto, tentando provar que ela poderia, sim, dar sua opinião pessoal.

Pela mensagem que Gabriela escreveu no Twitter, ela não recebeu o apoio da CNN Brasil após o ataque de Gottino, ao vivo. Queridos antigos e novos amigos, os últimos dois dias foram de muita reflexão”.

E seguiu em outro trecho: “Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras”.

Gabriel Prioli, Reinaldo Gottino e Tomé Abduch, em O Grande Debate, da CNN Brasil
Gabriel Prioli, Reinaldo Gottino e Tomé Abduch, em O Grande Debate, da CNN Brasil (Reprodução)

Sem citar nomes, ela fez críticas e explicou qual é sua meta: “Em mais de uma oportunidade tive que me posicionar cobrando respeito ao meu espaço de fala. É preciso ser mais contundente. O meu compromisso é com um debate racional, prospectivo, informativo e respeitoso”.

Por fim, Gabriela ficou popular nas redes sociais, desde que começou a aparecer na TV e prometeu não deixar seus seguidores. “Seguirei, por enquanto, dividindo com vocês as minhas análises nas minhas redes e pensando em outras formas para podermos interagir e evoluir com qualidade”, escreveu.

Confira o post na íntegra:

O Observatório da TV perguntou à CNN Brasil mais informações sobre a saída de Gabriela. Confira a nota, com o posicionamento da emissora no final do texto.

Reveja o momento de discussão entre Gabriela e Gottino, que motivou o desligamento da comentarista da CNN Brasil:

Nota oficial

A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro “O Grande Debate”, exibido diariamente dentro do programa “Novo Dia”, após duas semanas de participações na emissora. A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira (30).

“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.

Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino. No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador.

“Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz Gottino. Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro “O Grande Debate” mostrou diversas qualidades como debatedora. A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias.

O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade. Nas próximas semanas, o quadro “O Grande Debate” ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade