Pela memória

TV Cultura reúne especialistas em seminário sobre arquivos audiovisuais na América Latina

Seminário discutirá a preservação de acervos audiovisuais

Publicado em 27/02/2020

TV Cultura e a Federação Internacional dos Arquivos de Televisão, FIAT/IFTA, promovem o Seminário Regional Arquivos Audiovisuais na América Latina: acesso, valor e preservação, nos dias 19 e 20 de março, na sede da TV Cultura, em São Paulo.

Com efeito, a mídia audiovisual domina a sociedade da informação e a televisão se destaca como uma das mais poderosas e também mais próximas da vida cotidiana. Não apenas para informar, como também para entreter.

As pessoas estão, a todo o tempo, rodeadas por sons e imagens em movimento. Mas o que acontece com essa memória audiovisual? Onde e como está organizada e preservada para as gerações futuras? Como potencializar o seu uso? No seminário, especialistas da área e fornecedores das novas tecnologias de mídia irão discutir os efeitos da transformação digital na organização dos arquivos, a saber.

Ademais, a urgência em salvar os arquivos analógicos da obsolescência e deterioração também serão temas de discussão, com uma visão de futuro. Assim como a utilização da tecnologia para preservar, catalogar, acessar e valorizar o conteúdo audiovisual.

Seminário Regional Arquivos Audiovisuais na América Latina: acesso, valor e preservação (Divulgação/TV Cultura)
Seminário Regional Arquivos Audiovisuais na América Latina: acesso, valor e preservação (Divulgação/TV Cultura)

Saiba quem são alguns dos palestrantes já confirmados no seminário da TV Cultura e da FIAT/IFTA

O seminário é voltado a profissionais e interessados na área. Sem dúvida, esta é uma chance de se conectarem e conhecerem novas tendências e usos no domínio audiovisual. Só para ilustrar, entre os palestrantes já confirmados estão:

– O dramaturgo Silvio de Abreu;
– a direção da Federação Internacional dos Arquivos de TelevisãoBrid DooleyJacqui Gupta Brecht Declerc;
– da TV Cultura: presidente José Roberto Maluf; diretor Técnico, Nelson Faria; gerente do Cedoc, José Maria Pereira Lopes; gerente de Multimídias, Danilo Rocha; e Rita Marques, consultora;
– do SBT: diretor Raimundo Lima e Teder Morás, consultor de novas mídias;
– representantes dos arquivos das televisões da RTP de PortugalHilário Lopes, TVN do Chile; Amira Arratia, RTVE da Espanha; Virginia Bazan, da Argentina; Mariela Molina e Silvia Massafero; do Canal 9; Julio Fernández Baraibar, da RTA; Maria Carnevale e Adriano Adoryan, da EBC;
– os professores Fernando Moreira, da Univap; José Augusto Mannis, da Unicamp; e Áureo Busetto; da Unesp;
– o coordenador do acervo audiovisual do SESC, João Zílio; o diretor da Media Portal, Fabio Tsuzuki; a cineasta Angela Zoé; o jornalista Ingo Ostrovsky; e o ceo da NOA Jean-Christophe Kummer.

Serviço: Dias 19 e 20 de março
Seminário Regional Arquivos Audiovisuais na América Latina: acesso, valor e preservação
Valor: R$ 700,00 (+ R$ 70,00 taxa)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/arquivos-audiovisuais-na-america-latina-acesso-valor-e-preservacao__763077

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade