UOL - O melhor conteúdo
No Curta!

Nelson Motta apresenta nova série sobre música brasileira

A estreia é na Segunda da Música, 24 de fevereiro, às 23h30

Publicado em 23/02/2020

Apresentada pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta, a série 101 canções que tocaram o Brasil” faz um passeio pela história da música popular brasileira, começando pelas marchinhas carnavalescas e pelo samba.

Além desses, outros gêneros estão presentes nos episódios seguintes, em composições de nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Luiz Melodia, Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Milton Nascimento.

Dividida em 13 episódios, a produção é inspirada no livro homônimo assinado por Motta e lançado em 2016 pelo selo Estação Brasil, da editora Sextante.

O próprio jornalista adaptou a obra literária para a tela, com roteiro escrito em parceria com Pedro Motta Gueiros e dirigido por Roberto de Oliveira, numa produção original para o canal Curta!. Ó abre alas, canção de Chiquinha Gonzaga, foi a música escolhida como ponto de partida dessa jornada musical e dá nome ao primeiro episódio.

“Feminista antes mesmo da criação do termo, republicana e abolicionista, Chiquinha Gonzaga fez uma revolução de costumes por meio da música. Foi, ao lado do mestre Joaquim Callado, uma das fundadoras do choro”, introduz Motta, antes de contar que a famosa marchinha foi criada sob inspiração da paixão da compositora, então com 52 anos, por um aluno de 16.

O episódio segue trazendo histórias curiosas sobre os sambas “Pelo telefone” (1916), “Carinhoso” (1917), “Adeus batucada” (1935) e “Palpite infeliz” (1936), entre outros. A estreia é na Segunda da Música, 24 de fevereiro, às 23h30.

Tomada de Troia é tema de episódio da série Grandes Mitos: A Ilíada

Em O Sangue da Deusa, episódio da série documental Grandes Mitos: A Ilíada, Agamenon – comandante do exército grego – teve a visão de que seu grupo iria tomar Troia naquele mesmo dia.

O cerco à cidade já acontecia, quando Páris e Menelau, os pivôs da guerra, decidem se enfrentar em um duelo.  Produzido pela Arte France, o episódio tem direção de Sebastien Rancourt, e sua narrativa é baseada no poema épico “Ilíada”, de Homero, em fatos históricos e na mitologia.

É ilustrada com animações computadorizadas e imagens de pinturas e esculturas clássicas. A exibição é na Terça das Artes, 25 de fevereiro, às 19h30.

Assuntos relacionados:

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio
Publicidade
Sair da versão mobile