Globo autoriza afiliadas e versões locais do Globo Esporte podem ter merchandising

Publicado há 5 meses
Por Gabriel Vaquer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Assim como já está acontecendo em produtos de rede nacional nos últimos dois anos, a Globo autorizou as suas afiliadas a produzirem ações comerciais e a venderem possibilidades de merchandising em programas de Esporte, como o Globo Esporte. A autorização é fruto de mais um passo da independência do núcleo esportivo da emissora.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, as afiliadas podem encontrar oportunidades comerciais com empresas da região e até nacionais. A Globo está auxiliando todas as suas emissoras que queiram essa nova oportunidade, mas também dá orientações de como isso deverá ocorrer.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A primeira orientação delas é separar o Jornalismo e o Esporte em departamentos diferentes. Esse fato, por exemplo, já aconteceu na Bahia. Por lá, Eurico Meira, diretor de Jornalismo e Esporte da emissora, deixou de se envolver diretamente na linha editorial dos telejornais e programas esportivos. Eles agora são tocados por gerentes locais, que aparecem como responsáveis nos encerramentos dos telejornais.

A segunda orientação dela é realizar a ação comercial de uma forma diferenciada e não um testemunhal clássico com o apresentador falando apenas do produto, como acontece geralmente em programas femininos. Esse fato é o grande desafio destas emissoras locais, já que a estrutura da grande maioria é bastante enxuta se comparado com São Paulo e Rio de Janeiro.

Procurada oficialmente pela reportagem do Observatório da Televisão, a Globo confirmou a informação em comunicado oficial. A emissora deixou claro que está dando todo o suporte para as suas parceiras que desejam, inclusive na separação dos departamentos de Jornalismo e Esporte.

“A Globo apoia o desenvolvimento de projetos comerciais atrelados ao conteúdo esportivo local nas afiliadas que já tenham finalizado o processo de separação entre Jornalismo e Esporte”, afirma o Comunicado da Globo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais