Pedro Bial

Mário Sérgio Cortella discute busca pela felicidade no Conversa com Bial

Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal também participam

Publicado em 12/12/2019

Nesta sexta-feira, dia 13, o Conversa com Bial tem a honra de receber três grandes pensadores brasileiros da atualidade: Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé. Os acadêmicos e Pedro Bial falam a respeito de um dos sentimentos mais buscados e desejados pelas pessoas ao redor do mundo: a felicidade.

No programa, os convidados apresentam argumentos presentes no livro escrito em conjunto Felicidade: Modos de Usar, além de considerações sobre temas abordados por outros estudiosos que também se dedicam ao assunto.

Mesmo considerado por muitos como o país da felicidade, o Brasil ainda parece estar distante desta realidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 5,8% da população sofre de depressão, ou seja, quase 11 milhões de pessoas. Para os convidados do programa, o vício por uma felicidade exagerada é um problema sério e característico da sociedade moderna.

Durante a entrevista, eles afirmam que o sofrimento é inerente ao ser humano e que essa condição, da ‘não-felicidade’, faz parte de um processo natural e próprio da vida em sociedade. Os estudiosos ainda destacam o papel da rebeldia em relação aos sentimentos de tristeza e seu o impacto na vida de adolescentes e adultos.

A Pedro Bial, os três pensadores ainda argumentam que, ao longo da vida, a tendência é que as pessoas encontrem um equilíbrio para os sentimentos e que amadurecer é achar um lugar para a tristeza na vida. Os acadêmicos também relacionam o modo de agir do ser humano e a tecnologia, trazendo a discussão para o tema das redes sociais.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade