Homenagem

Especial Amigos relembra sucessos do sertanejo

Espetáculo também relembra os 21 anos da morte de Leandro

Publicado em 17/12/2019

Nesta quarta-feira (18), vai ao ar, na Globo, o especial Amigos – A História Continua. A atração exibirá um show da turnê homônima, em São Paulo, realizado em setembro, e reunirá canções que estão na memória afetiva das fãs.

“Eu tenho 30 anos de televisão e nunca tinha gravado um especial de TV em que as pessoas cantaram da primeira até a última música”, afirmou o diretor artístico LP Simonetti.

A turnê é um resgate das duplas Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e o cantor Leonardo, que se reuniram em turnê pelo Brasil neste ano após 20 anos do encerramento do projeto, que conquistou fãs na década de 1990.

Como tudo começou

Em 1995, após um show que reuniu cerca de 100 pessoas em São Caetano do Sul (SP), nasceu o especial Amigos, exibido na programação de fim de ano da Globo daquele ano.

Com a música sertaneja em alta nas rádios e na televisão, o projeto fez sucesso e as duplas repetiram a dose nos três anos seguintes, com especiais gravados em Paulínia (1996), Belo Horizonte (1997) e novamente em São Caetano do Sul (1998) – já sem Leandro.

Com efeito, a repercussão desse encontro dos artistas foi muito grande. E foi tanta que, entre abril e novembro de 1999, eles apresentaram semanalmente na Globo, aos domingos, o programa Amigos & Amigos, em que recebiam outros grandes nomes da música brasileira, a saber.

Recentemente, se especulou a volta do programa na grade da emissora, em 2020. No entanto, os sertanejos afirmaram que para isso acontecer é preciso a aprovação de Boninho.

Repertório do especial Amigos

Só para exemplificar, quem assistir ao especial de fim de ano poderá relembrar sucessos como “Evidências”, “Pense em Mim” e “É o Amor”, além de “Fio de Cabelo”, com a participação do maestro João Carlos Martins ao piano.

De acordo com o diretor da atração, o que não faltou foi opção para compor o formato para a televisão. “A maior dificuldade para montar o programa é escolher quais músicas entrarão, já que na televisão não conseguimos exibir as três horas de show e temos muito material bacana”, conta Simonetti.

Os cantores também destacaram a memória do público durante o espetáculo. “Ver os fãs cantando com a gente durante toda a gravação, em São Paulo, foi uma resposta ao trabalho que temos feito. As músicas que gravamos no início das nossas carreiras pareciam novas”, contou Chitãozinho.

Amigos além dos palcos

Não foi só na lembrança do público que Amigos permaneceu. Os cinco artistas contam que, embora não tenham subido juntos no palco nos últimos 20 anos, a amizade entre eles continuou.

“A nossa relação é de verdade. Nas últimas décadas, ainda que o dia a dia seja corrido, conseguimos participar da vida um do outro”, garantiu Zezé di Camargo. A sintonia artística também se manteve firme entre eles.

Musicalmente falando, a gente conhece o repertório do outro. Se derem um violão na mão de qualquer um de nós e pedirem para cantarmos alguma música do repertório do colega, a gente sabe. Esse grupo é uma junção de amigos que convivem e que se respeitam”, ressaltou Leonardo.

Xororó confessou que passa um filme por sua cabeça quando vê os colegas no palco. “É o momento que eu mais gosto: quando eles estão cantando e eu fico assistindo e aguardando minha hora de entrar. E, quando estamos os cinco juntos, dividindo a canção e os microfones, é só emoção”, contou o cantor.

Homenagem a Leandro no especial Amigos

Durante a apresentação, os sertanejos prepararam uma homenagem ao cantor Leandro, que fazia dupla com Leonardo e morreu após um câncer, em 1998, em um momento repleto de emoção.

“Na gravação do especial, teve uma hora em que eu fiquei no canto do palco e vi os quatro cantando. Lembrei do Leandro, que poderia estar ali com a gente. Não segurei e chorei”, contou Luciano.

O Leandro fez e sempre fará parte do Amigos. Ele está comigo em qualquer palco que eu suba”, afirmou Leonardo.

O especial Amigos – A História Continua tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Mario Meirelles. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (18), após Amor de Mãe.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade