TV Aparecida

Claudete Troiano visita Natal para especial da TV Aparecida

Vilarejo da Vila será um dos destaques da atração

Publicado em 28/11/2019

A equipe do Santa Receita, da TV Aparecida, preparou um programa especial para presentear seu público neste final de ano. A apresentara visitou Natal, no Rio Grande do Norte, em busca de curiosidades da cultura local: culinária, artesanato e moda são pautas da atração. Santa Receita vai ao ar nesta sexta-feira (29), às 15h30.

Entre os lugares pelos quais Claudete Troiano passou, sempre auxiliada por guias turísticos, está o Vilarejo de Pipa e suas maravilhosas praias. Localizada em Tibau do Sul, a 85 km de Natal, a Praia da Pipa foi batizada assim por portugueses na época da colonização. “Pipa” é o nome dos barris de vinho ou azeite. Ao avistarem uma grande pedra na costa, eles perceberam a semelhança com os barris.

Na praia da Redinha, a apresentadora vai mostrar o que é “Ginga com Tapioca” (Créditos fotos: Andrezza Leite / Divulgação TV Aparecida)

Artesanato

Claudete também visitou o Centro de Turismo de Natal, onde conheceu o trabalho das artesãs feito de palha, característica do estado. Localizado na Praia do Meio, no bairro Petrópolis, o prédio onde hoje funciona o Centro de Turismo de Natal já foi casa de veraneio, asilo, orfanato e cadeia. Nas instalações da antiga casa de detenção de Natal, 38 lojas oferecem aos visitantes uma série de produtos regionais.

Moda 

A apresentadora ainda vai mostrar no programa um lindo desfile de moda, tendo como entrevistado Wallace Pinheiro, estilista. “Mistura Íntima” é uma marca potiguar de moda praia criada para agradar mulheres e homens exigentes, que prezam por qualidade e conforto. A nova coleção, “Ocean Collection”, tem três inspirações: água, ar e terra. As estampas são inspiradas em elementos da natureza.

Curiosidade

Também na pauta do Santa Receita Especial, Claudete Troiano conheceu o Dr. Castanha, uma figura que apresenta aos turistas o maior cajueiro do mundo, plantado em em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira. A atração ainda vai mostrar todo o processo de transformação do caju em castanha de caju.

Culinária

(Créditos fotos: Andrezza Leite / Divulgação TV Aparecida)

Na praia da Redinha, a apresentadora vai mostrar o que é “Ginga com Tapioca”, prato potiguar que virou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte. Quem o apresenta à Claudete é Dona Ivanize Januário, filha dos criadores do prato, que são o Sr. Geraldo e a Sra. Dalila. Ginga com Tapioca é basicamente uma combinação da tapioca, feita da goma de mandioca e coco, com a ginga, um pequeno peixe frito em óleo com azeite de dendê, espetado e colocado como recheio da tapioca.

E o chef Alessandro Souza, do Resort Ocean Palace, vai ensinar a fazer um delicioso Camarão Potiguar. Assim como o tutu e o frango com quiabo estão para Minas Gerais e o churrasco com chimarrão para o Rio Grande do Sul, o camarão é a cara do Rio Grande do Norte, que produz mais de 15 toneladas de camarões ao ano, sendo responsável por quase 40% da produção nacional.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade