Filhos-problema

Ovelhas negras: Relembre outros filhos problemáticos das novelas, como o Alfredo, de Éramos Seis

Remake de Éramos Seis estreia em 30 de setembro

Publicado em 25/09/2019

Uma das figuras mais marcantes da família de Dona Lola (Glória Pires) em Éramos Seis – que estreia nova versão na Globo na próxima segunda (30) – é sem dúvida a de Alfredo. Rebelde e irresponsável desde a infância, contrasta com o caráter sereno do irmão mais velho, Carlos (Danilo Mesquita), e vive às turras com o pai, Júlio (Antonio Calloni) – de quem, no fundo, é uma cópia fiel.

Interpretado por Fábio Cardoso (1958), Plínio Marcos (1967), Carlos Alberto Riccelli (1977) e Tarcísio Filho (1994) nas versões anteriores da história, Alfredo agora ressurge nas mãos do não menos talentoso Nicolas Prattes.

Assim como o novo garoto-problema das 18h, muitos outros ‘filhos’ da nossa dramaturgia já deram sérias dores de cabeça a seus pais na ficção. Relembre alguns.

Viciada em drogas se destacou em trama de Glória Perez (Divulgação/TV Globo)
Viciada em drogas se destacou em trama de Glória Perez DivulgaçãoTV Globo

Mel (Débora Falabella), de O Clone (2001)

Poucas personagens da teledramaturgia deram tanta dor de cabeça – não só aos pais, mas a todos em seu entorno – como a herdeira de Lucas (Murilo Benício) e Maísa (Daniela Escobar).

Mel começou sua trajetória experimentando maconha e depois, levada por más companhias, acabou se envolvendo com drogas mais pesadas, que quase destruíram sua vida, a de sua família e até a de seu companheiro, Xande (Marcello Novaes).

No final desta trama de Glória Perez, a personagem acabou se recuperando do vício, através de muita luta, e até abriu uma clínica de desintoxicação em homenagem à amiga Regininha (Viviane Victorette), que, também viciada, não teve sua mesma sorte.

Gustavo (Guilherme Berenguer), Catraca (João Velho), e Natasha (Marjorie Estiano) em Malhação
Gustavo Guilherme Berenguer Catraca João Velho e Natasha Marjorie Estiano em Malhação Divulgação TV Globo

Gustavo (Guilherme Berenguer), de Malhação (2004)

Antítese do bom-mocismo imperante entre os galãs de Malhação, Gustavo começou a temporada mais famosa do programa como o perfeito protótipo do bad boy: gel no cabelo, vocalista de uma banda de rock e cheio de gírias e marra.

As coisas saíram de seu controle quando, durante uma ‘brincadeira’ de mau gosto, ele e os amigos Catraca (João Velho) e Natasha (Marjorie Estiano) acabaram provocando o acidente que deixou Fabrício (Pedro Nercessian) em coma.

Gustavo, porém, acabou se redimindo ao se apaixonar por Letícia (Juliana Didone), uma jovem completamente diferente dele, politicamente correta e engajada em causas sociais. Para completo alívio de seus pais, Beatriz (Cissa Guimarães) e Marcelo Henrique (Eduardo Lago), que já não sabiam o que fazer com as ‘travessuras’ do marmanjo.

Paulo Vilhena como Paulo César em Celebridade (Divulgação / Globo)
Paulo Vilhena como Paulo César em Celebridade Divulgação Globo

Paulo César (Paulo Vilhena), de Celebridade (2003)

Mãe solteira e batalhadora, Noêmia (Júlia Lemmertz) acreditava ter feito um bom trabalho na criação do filho. Qual não foi sua surpresa, portanto, ao saber que Paulo César fingia estudar para perder o dia todo na praia curtindo um surfe!

Foi preciso muito esforço, não só da mãe do rapaz, como também de sua namorada, Sandra (Juliana Knust), para o que o bonitão tomasse rumo na vida.

Zeca (Duda Nagle) era solapado pelo pai (Antonio Calloni) em Caminho das Índias (Divulgação / Globo)
Zeca Duda Nagle era solapado pelo pai Antonio Calloni em Caminho das Índias Divulgação Globo

Zeca (Duda Nagle), de Caminho das Índias (2009)

Pitboy assumido, Zeca talvez seja o único membro de nossa lista que nunca deu dor de cabeça aos pais. Pudera: Ilana (Ana Beatriz Nogueira) e César (Antonio Calloni) não apenas eram tão mau-caráter quanto o filho, como ainda insistiam em sempre protegê-lo, não importante quão graves fossem suas ações.

Na reta final da trama, porém, o playboyzinho acabou se encrencando para valer ao atropelar Duda (Tânia Khallil) e fazê-la perder o bebê que esperava. Só aí César e Ilana foram obrigados a reconhecer que o herdeiro tinha, sim, problemas.

Ágatha Moreira deu o que falar como Giovana em Verdades Secretas (Divulgação / Globo)
Ágatha Moreira deu o que falar como Giovana em Verdades Secretas Divulgação Globo

Giovana (Ágatha Moreira), de Verdades Secretas (2015)

E, se o assunto é dar trabalho aos pais, Giovana fez isso muito bem neste folhetim de Walcyr Carrasco. Subestimada pelo pai, Alex (Rodrigo Lombardi), e ignorada pela mãe, Pia (Guilhermina Guinle), a adolescente queria ser top model e não se fez de rogada quando a agenciadora, Fanny (Marieta Severo), quis incluí-la em seu famigerado ‘book rosa’.

Muito pelo contrário: Giovana, promíscua que era, se deliciava atendendo aos fetiches dos clientes de Fanny. A coisa, porém, tomou contornos inesperadamente dramáticos quando a moça foi enviada, por acaso, para ‘atender’ o próprio pai! Alex, claro, enfureceu-se ao saber que Fanny estava prostituindo sua filha.

Arthur Aguiar à direita viveu o personagem de Christopher Uckermann à esquerda na versão nacional de Rebelde Televisa Record TV

Diego (Christopher Uckermann / Arthur Aguiar), de Rebelde (2004/2011)

Logo no primeiro capítulo da versão mexicana de Rebelde, Diego (Uckermann) deixou seu pai, o famoso político Leon Bustamante (Enrique Rocha), de cabelo em pé ao dirigir alcoolizado e envolver-se em um grave acidente. Foi apenas a primeira de várias trapalhadas aprontadas pelo namorado de Roberta (Dulce María) no folhetim da Televisa.

Em 2011, quando a Record TV produziu o remake brasileiro da mesma história, o personagem (Aguiar) manteve a mesma essência. Porém, com um agravante: era alcoólatra e vivia bebendo às escondidas do pai castrador, Leonardo Maldonado (Juan Alba).

Cassandra (Barbara Maia) de Carinha de Anjo
Cassandra Bárbara Maia de Carinha de Anjo DivulgaçãoSBT

Cassandra (Mariana Ávila / Bárbara Maia), de Carinha de Anjo (2000/2018)

No recente remake de Carinha de Anjo produzido pelo SBT, a adorável Estefânia (Priscila Sol) viu sua rotina virar de pernas para o ar quando o marido, Vítor (Thiago Mendonça), descobriu ter uma filha adolescente. Rebelde e problemática, Cassandra (Bárbara) tinha ciúmes da madrasta e provocou vários desentendimentos entre seu pai e a querida Tia Peruca.

Embora bem malvadinha, a personagem era uma santa se comparada às maldadas aprontadas pela Cassandra (Mariana) da original mexicana. Completamente desequilibrada, a jovem chegou a sequestrar a pequena Dulce Maria (Daniela Aedo) e tentou mais de uma vez matar a Tia Peruca (Nora Salinas).

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade