Filhos traiçoeiros

Assim como Josiane de A Dona do Pedaço, outros filhos traiçoeiros das novelas

Vira e mexe surgem figuras capazes de prejudicar os pais

Publicado em 24/08/2019

A Dona do Pedaço tem entre seus personagens centrais a mau-caráter Josiane (Agatha Moreira), capaz dos piores atos contra a própria mãe, Maria da Paz (Juliana Paes), a fim de se apossar de seu patrimônio. “Jô”, como ela prefere ser chamada, em virtude de detestar o próprio nome, não é a primeira e certamente não será a última na galeria dos filhos traiçoeiros das novelas. Vamos relembrar outros casos.

Camila, de Órfãos da Terra

Camila (Anaju Dorigon) em Órfãos da Terra
Camila (Anaju Dorigon) em Órfãos da Terra (Reprodução).

Na novela das 18h, de Thelma Guedes e Duca Rachid, temos outro exemplo. Camila (Anaju Dorigon) foi capaz de envolver Miguel (Paulo Betti), seu pai, viciado em jogo, numa trama movida por Dalila (Alice Wegmann) e Paul (Carmo Dalla Vecchia). Eles desejavam prejudicar Laila (Júlia Dalavia) e Jamil (Renato Góes). E para tanto fizeram com que o vício de Miguel aflorasse. A saber, Miguel é marido de Rania (Eliane Giardini), prima da protagonista, e seus problemas impactam diretamente na vida dela. De fugida em fugida para o cassino no qual Camila trabalhava, o comerciante perdeu todo o patrimônio da família, inclusive a casa. Com efeito, a participação da filha foi fundamental para que o plano desse certo.

Jerônimo, de Verão 90: grande exemplo recente entre os filhos traiçoeiros das novelas

Janaína (Dira Paes) com os filhos João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) em Verão 90
Janaína (Dira Paes) com os filhos João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) em Verão 90 (Reprodução / Globo)

Na atração das 19h escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral que antecedeu Bom Sucesso, Jerônimo (Jesuíta Barbosa) já começou dando problema. Ele levou a mãe, Janaína (Dira Paes), a abrir mão por ainda mais tempo de seu sonho de abrir um restaurante para que com o dinheiro já juntado fosse paga uma dívida dele com bandidos perigosos. Fora isso, Jerônimo não hesitou em prejudicar a família em nome de seu sonho de ir embora de Santa Catarina e reencontrar Manuzita (Isabelle Drummond). Além disso, ele desejava reencontrar também o sucesso que ficou na infância, época do conjunto Patotinha Mágica.

Antenor, de Fina Estampa

José Antenor (Caio Castro) era muito amado pela mãe, Griselda (Lília Cabral), na novela de Aguinaldo Silva exibida em 2011/12. No entanto, o rapaz demorou a fazer jus a tanto amor e dedicação. Já de saída, ao se envolver com Patrícia (Adriana Birolli), Antenor contratou Mirna (Ângela Vieira) para se passar por sua mãe. Era importante para ele, ante Tereza Cristina (Christiane Torloni) e René (Dalton Vigh), os pais de Patrícia. Antenor sentia vergonha da mãe, que para sustentar a família após o sumiço do marido Pereirinha (José Mayer) adotou uma postura masculinizada. E a profissão de “marido de aluguel”, andando de macacão para um lado e para outro. Claro que Griselda descobriu a tempo e desmascarou o jovem, apesar da grande decepção.

Guilherme, de Morde & Assopra

Dulce (Cássia Kiss) vendia doces na rua nessa novela de Walcyr Carrasco exibida em 2011 às 19h. Ela se sacrificava para que Guilherme (Klebber Toledo), seu filho único, se dedicasse apenas aos estudos de Medicina no Rio de Janeiro e não precisasse trabalhar. A certa altura, ele foi obrigado a voltar à cidade natal, Preciosa, e escondia de todos que nunca havia frequentado as aulas do curso superior. A saber, ele se envolveu com a patricinha Alice (Marina Ruy Barbosa), filha adotiva do prefeito Isaías (Ary Fontoura) e de Minerva (Elizabeth Savalla). De tal forma que sentia vergonha da mãe e escondia o fato de ser um “vira-lata”, filho daquela pobre mulher, tão maltratada pela vida, que o chamava de “Guilerme” por entre os dentes apodrecidos.

Cassi Jones, de Fera Ferida

O boa-vida Cassi Jones (Marcos Winter) era o filho único de Salustiana (Joana Fomm) na novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares inspirada na obra de Lima Barreto, exibida em 1993/94 pela Globo. Dizia Salustiana que o pai do rapaz não era seu marido, mas sim o Major Emiliano Cerqueira Bentes (Lima Duarte), autoridade da pequena Tubiacanga e seu amor de juventude. Fragilizado pela perda do filho “oficial”, Guilherme (Rubens Caribé), que morre no decorrer da novela, o Major cai de amores por Cassi Jones e o acolhe em sua casa. Detentor de grande patrimônio, fruto de uma vida de corrupção e avareza, o militar é vítima de um golpe impetrado pelo suposto filho, que se apossa de tudo e some da cidade. Ademais, ele deixa inclusive a própria mãe a ver navios.

Maria de Fátima, de Vale Tudo: emblemática entre os filhos traiçoeiros das novelas

Maria de Fátima (Gloria Pires) e Raquel (Regina Duarte) de Vale Tudo (Divulgação/TV Globo)
Maria de Fátima (Gloria Pires) e Raquel (Regina Duarte) de Vale Tudo (Divulgação/TV Globo)

Não poderíamos encerrar essa lista sem citar a “mãe” das filhas e dos filhos traiçoeiros das novelas. Glória Pires viveu na novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères exibida em 1988 um símbolo do mau-caratismo de uma filha contra a mãe. Raquel (Regina Duarte) ficou na rua, literalmente, quando Fátima vendeu a casa onde elas moravam em Foz do Iguaçu (PR), embolsou o dinheiro e partiu para o Rio de Janeiro. Durante algum tempo a moça fingiu ser de família rica e enganou algumas pessoas, mas não à poderosa Odete Roitman (Beatriz Segall), mãe de Afonso (Cássio Gabus Mendes), eleito por ela como marido ideal para seus planos. No entanto, ao contrário do que se esperaria, Odete gostou da ideia de ter Fátima como nora, uma vez que enxergou-a como parceira ideal na empreitada de fazer Afonso deixar o Brasil e voltar para o exterior. Só para ilustrar, uma das cenas mais emblemáticas da novela mostra Odete defendendo o comportamento reprovável de Fátima. Raquel conta que Fátima fingiu não conhecê-la quando a viu vendendo sanduíches na praia e ouve o seguinte de Odete: “Eu, se encontrasse a minha mãe vendendo sanduíche na praia, eu não ia virar a cara pra ela, não. Eu enterrava a cara inteira na areia!”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade