Rede Bahia

Afiliada da Globo na Bahia demite gerente de Jornalismo e esposa pede demissão em solidariedade

Giacomo Mancini deixa canal e Patrícia Nobre se solidariza

Publicado em 27/08/2019

A Rede Bahia, afiliada da Globo no estado nordestino, viveu uma tarde quente nesta terça-feira (27). A emissora demitiu o gerente de jornalismo Giácomo Mancini, que estava na Rede Bahia desde 1997. Em solidariedade, a esposa de Mancini, a repórter Patrícia Nobre, pediu demissão e também deixou a emissora. Patrícia só aparecia em reportagens de rede nacional.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, as mudanças fazem parte da nova linha da Rede Bahia. Recentemente, a emissora trocou o diretor-presidente e seu gerente de programação. A saída visa estancar a crise de audiência que a emissora vive, perdendo em muitos momentos do dia para a Record TV Itapoan e para a TV Aratu/SBT.

A saída de Giácomo já era ventilada nos últimos meses. Ele era gerente de jornalismo da Rede Bahia desde o fim da década passada. Ainda não se sabe quem ficará no seu lugar. Já Patrícia Nobre pediu demissão após saber da saída do marido. Em solidariedade a ele e revoltada com o fato, ela decidiu deixa o canal. Com isso, o repórter Mauro Anchieta ganhará mais chances em rede nacional por enquanto.

Patrícia Nobre foi apresentadora de diversos telejornais na Rede Bahia/Globo, como o Bahia Meio Dia e o BATV. Desde 2011, estava dedicada as reportagens de rede. Era a titular da Bahia no Jornal Nacional, por exemplo. Giácomo Mancini, antes de ser gerente de Jornalismo, também atuou como apresentador e passou pela Globo Rio, RBSTV e TV Verdes Mares/Globo.

Rede Bahia/Globo vive crise de audiência e perde para a Record TV

Vários programas da Rede Bahia/Globo fecham em segundo ou até em terceiro lugar de Ibope na Grande Salvador. A crise se acentuou em 2017, mas se agravou entre 2018 e 2019.

Neste ano, a novela O Sétimo Guardião chegou a marcar média geral de apenas 21 pontos na capital baiana, índice considerado péssimo. Já o Encontro com Fátima Bernardes perde desde 2016 para o Que Venha o Povo, programa popular do SBT.

Além disso, no horário local, o Bahia Meio Dia, telejornal exibido na hora do almoço, fechou em segundo lugar no primeiro semestre de 2019. O programa perde para o Balanço Geral BA, da Record TV Itapoan. Entretanto, a situação do Globo Esporte BA é ainda pior. O programa esportivo não vence a Record TV desde janeiro de 2018.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade