Após quase 50 anos de emissora, Léo Batista tem carteira assinada pela Globo

Publicado em 31/07/2019

Nome com mais tempo de emissora no Esporte da Globo, o jornalista Léo Batista não fugiu da nova política de contratação da emissora carioca. Batista foi chamado para renegociar seu vínculo com a Globo e aceitou deixar de ser contratado como pessoa jurídica (PJ) e virou pessoa física, tendo a carteira de trabalho assinada pela Globo.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, o fato ocorreu neste mês de julho, logo após a Copa América. O jornalista aceitou sem maiores problemas as condições da emissora. Batista não teve alterações nos seus ganhos mensais. Ele continua participando de transmissões da Globo e com seu quadro no Globo Esporte Rio.

A nova política da Globo para contratações estão ocorrendo em várias áreas. Entre elas, estão o Entretenimento, Jornalismo e, principalmente, Esporte. A “despejotização” da Globo tem a ver com uma postura da emissora para se resguardar de processos na Justiça.

Nestes processos, contratados PJs pediam reconhecimento de vínculo e pagamento de direitos trabalhistas. E quase sempre ganhava, o que ainda causa uma forte dor de cabeça na emissora. Mesmo assim, muitos profissionais preferiam continuar sendo PJs, por acreditarem que ganham mais dinheiro.

Além disso, a Globo gastará menos com salários milionários oriundos dos contratos por pessoa jurídica. No Esporte, apenas Galvão Bueno e alguns poucos executivos continuarão sendo contratados por esse esquema.

Globo não comenta assinatura da carteira do jornalista esportivo

Procurada para falar sobre o fato envolvendo Léo Batista, a Comunicação da Globo enviou um comunicado afirmando que não comenta os termos de contratados de seus colaboradores, mas confirmou as mudanças nos métodos de contratações.

“Não comentamos os termos dos contratos dos colaboradores, mas é importante esclarecer que, há mais de cinco anos, temos tomado iniciativas para preparar a empresa para os desafios do futuro”, disse a emissora.

“Em sintonia com as transformações pelas quais passa nosso mercado e com as novas dinâmicas de parceria da Globo com os seus talentos, estamos revendo modelos de contrato para atividades estratégicas nas múltiplas plataformas das empresas Globo, em comum acordo e sem prejuízo para nenhuma das partes”, concluiu.

Tino Marcos e Léo Batista nos 40 anos do Globo Esporte
Léo Batista nos 40 anos do Globo Esporte jornalista veterano foi homenageado por Tino Marcos DivulgaçãoGlobo

Léo Batista está na Globo desde 1970

O jornalista Léo Batista é contratado da Globo desde 1970 e vai completar 50 anos anos de emissora no ano que vem.

Nesse período, cobriu 13 Copas do Mundo e 11 Jogos Olímpicos. Além disso, foi apresentador do Globo Esporte e foi âncora substituto por vários anos do Jornal Nacional.

Atualmente com 87 anos de idade, Léo Batista não pensa em parar. Sua última cobertura de evento foi a Copa América, realizada em junho no Brasil. Batista, inclusive, fechou um VT sobre a final e recebeu a reverencia do técnico da Seleção Brasileira, Tite.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade