Após decisão da Justiça, afiliada da Globo em Alagoas readmite jornalistas demitidos após greve

Publicado há um ano
Por Gabriel Vaquer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As Organizações Arnon de Mello (OAM), dona da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas, readmitiu na última semana todos os 15 demitidos da emissora local e da TV Mar, canal local pago que é de sua posse, após a greve de Jornalistas que ocorreu em junho no estado. O fato aconteceu após uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL).

Após as 16 demissões, o Sindicado dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) entraram com representações pedindo a readmissão. O TRT rejeitou o pedido do MPT, mas aceitou a do Sindjornal. A limitar passou a valer a partir da última quarta-feira (24).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A readmissão foi concluída nesta segunda-feira (29) após a TV Gazeta/Globo pedir um período para reorganizar a equipe. De todos os dispensados, apenas dois profissionais não voltaram aos seus cargos anteriores. A antiga coordenadora de rede e a ex-chefe de reportagem da tarde da emissora viraram produtoras dos jornais locais.

No entanto, a agonia pode ainda não ter acabado. Na próxima quinta (1), terminará o período de estabilidade. Na representação do Sindjornal, a estabilidade era de 3 meses a contar da data-base do acordo coletivo feito antes da greve de Jornalistas, dia 1° de maio. Ou seja, a emissora ficaria livre para demitir quem quer que seja.

Procurada pelo Observatório da Televisão, a TV Gazeta/Globo não respondeu aos contatos. Caso o faça, a reportagem será atualizada.

Afiliada da Globo demitiu 15 jornalistas após greve de 10 dias em Alagoas

A TV Gazeta/Globo foi a única emissora em Alagoas que retalhou jornalista que participaram da greve de Jornalistas que durou nove dias. 15 jornalistas foram dispensados. Entre eles estava o jornalista esportivo Klébs Los, um dos nomes mais tradicionais da emissora alagoana.

Entretanto, até mesmo a âncora Thaíse Cavalcante, que estava de licença no período da greve, sofreu. Ela foi rebaixada e será apenas editora do ALTV1, jornal que apresentava na TV Gazeta/Globo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio