Morre o ator Lúcio Mauro aos 92 anos

Publicado em 12/05/2019

O ator Lúcio Mauro morreu, na noite deste sábado (11), no Rio de Janeiro. Ele tinha 92 anos e estava com problemas no sistema respiratório. Há quatro meses, foi internado na Clínica São Vicente, na capital fluminense. Três anos atrás, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que o deixou bastante debilitado. Ele tinha 5 filhos e 5 netos.

Lúcio Mauro Filho falou a seus seguidores no Instagram sobre a morte do pai. “Por volta das 22 horas deste sábado, meu amado pai serenou. Ele merecia esse descanso. Lucio Mauro teve uma vida linda, uma carreira vitoriosa, 5 filhos, 5 netos, dois casamentos, com Arlete e Lu, duas mulheres fantásticas que se tornaram amigas e mantiveram essa família unida”, noticiou o ator.

Na sequência, ele lembrou da trajetória do pai, um dos pioneiros da televisão no Brasil. “Papai foi um pioneiro, saiu do teatro de estudante lá no Pará, foi pro Recife, fez rádio, inaugurou a televisão no Nordeste e de lá, veio para o Rio de Janeiro pra se tornar um dos maiores artistas deste país. Me influenciou em tudo. O homem que sou, o artista, o pai de família, o amigo. Eu nada seria sem seus ensinamentos”.

Lúcio Mauro lembrou quando realizaram trabalhos juntos. “Tivemos o prazer de trabalhar juntos, na TV, no Teatro, no Cinema e na Publicidade. Rodamos o Brasil colocando nossas vidas a serviço da arte, em “Lucio 80-30”, quando ele teve a chance de dividir o palco com os filhos. “Não faltou nada”.

Confira o post na íntegra

Trajetória de Lúcio Mauro

O ator nasceu em Belém do Pará, em 14 de março de 1927. Começou a carreira no teatro nos anos 50, no teatro estudantil. No início dos anos 60, se mudou para Recife, onde se tornou um dos primeiros artistas da televisão no Nordeste. Ajudou a inaugurar a TV Rádio Clube de Pernambuco, a primeira da região. Na mesma década, se casou com a atriz Arlete Salles, com quem teve dois filhos. Nos anos 70, ele teve um segundo casamento com Ray Luiza Araujo Barbalho e mais três filhos.

Mais tarde, foi para o Rio de Janeiro, onde pôde trabalhar na TV Rio, na TV Globo e na TV Tupi, onde participou do clássico Grande Teatro Tupi. Na capital do Rio de Janeiro, ficou ainda mais popular com seus próprios programas. Mas seus personagens de humor nas atrações de Chico Anysio lhe deram sucesso absoluto.

Alguns deles são Adelmar Vigário, da Escolinha do Professor Raimundo, e Da Júlia, do Chico Anysio Show. Esse último personagem tinha lidar com o personagem sem noção Alberto Roberto, de Chico. O personagem Fernandinho também foi um êxito. Apesar de apaixonado, ele ficava constrangido com sua esposa ignorante cometia gafes com convidados. Os dois personagens voltaram ao ar com Lúcio Mauro no final dos anos 90 e anos 2000, no Zorra Total, da Globo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade