Muvuca: 20 anos de um programa de entrevistas nada convencional

Publicado em 19/11/2018

Há 20 anos, em 14 de novembro de 1998, estreava na Rede Globo o Muvuca. Comandado por Regina Casé, o programa não tinha roteiro preparado nem estrutura fixa. Apesar de ser basicamente composto por entrevistas, fugia ao esquema comum ao formato. Foi exibido inicialmente nas noites de sexta-feira, depois do Globo Repórter.

Programa Legal, de Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, terminava há 25 anos

A casa onde ocorria a Muvuca

O programa era totalmente produzido, gravado e editado no mesmo local. Uma ampla casa de 200 metros quadrados, localizada no bairro carioca do Humaitá. Só para ilustrar: a casa tinha seis quartos, três salas e um jardim com piscina.

Entre os muitos convidados do Muvuca, estiveram figuras de diferentes áreas. Tanto artistas e figuras célebres quanto anônimos tiveram vez. Entre as figuras públicas, os cantores Ângela Maria, Elza Soares, Chitãozinho & Xororó, Sandy & Junior, Elba Ramalho e Wando. Os atores Lima Duarte, Tônia Carrero, Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda e Denise Fraga igualmente marcaram presença. O comediante Pedro Bismarck e o escritor Lêdo Ivo também deram o ar da graça. Os apresentadores Cid Moreira, Ana Maria Braga, Angélica Serginho Groisman, Pedro Bial e até o então técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira. Ainda no campo do futebol, Galvão Bueno. Muvuca era um programa eclético. Uma bagunça organizada e imprevisível.

Quem compunha a equipe do Muvuca

Muvuca era um programa do Núcleo Guel Arraes. Seu diretor-geral era Mauro Mendonça Filho, numa incursão noutro gênero que não a dramaturgia. Como diretor, junto a ele atuava Estevão Ciavatta. Rafael Dragaud era o chefe de redação. A equipe de redatores era formada por Geneton Moraes Neto, Hamilton Vaz Pereira, João Carrascoza, Patrícia Guimarães e Tiago Worcman. Ainda, Rosane Svartman e Sérgio Goldenberg também compunham o time, cujo redator-chefe era Alberto Renault. Das cerca de 40 pessoas que integravam a equipe, anteriormente boa parte já havia trabalhado com Regina. A saber, no já citado Brasil Legal e no Programa Legal.

Esquenta! estreava há sete anos

As alterações sofridas pelo Muvuca na última temporada

Muvuca permaneceu na grade da Globo até 2000. Em 1998 ia ao ar nas noites de sábado, após a novela das 20h (hoje, 21h). Na temporada 1999, mudou para as sextas-feiras, logo depois do Globo Repórter. Em sua última temporada foi exibido como atração da Terça Nobre, faixa de linha de shows da emissora. Com efeito, os anônimos passaram a ocupar um espaço maior no programa, aludindo ao consagrado formato do Brasil Legal. Além disso, as tomadas externas, em diversos pontos do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, tomaram o lugar das imagens feitas na casa-sede. Este foi um programa comandado por Regina na década de 1990, também integrante da Terça Nobre. Em 2012, Muvuca teve algumas de suas edições reprisadas pelo Canal Viva.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade