Em entrevista reveladora ao Fantástico, Susana Vieira fala sobre a leucemia: “Perguntei ao médico: Eu vou morrer quando?”

Publicado em 19/11/2018

O Fantástico deste domingo (18) trouxe uma entrevista reveladora da atriz Susana Vieira. Ela abriu as portas de sua casa para a repórter Poliana Abritta e contou detalhes deste enfrentamento que vive há três anos contra o câncer.

Veja também: O Tempo Não Para: Após desmaio de Marocas, Lúcio teme que Betina seja presa

Logo de início Susana já disse estar emocionada por ter que reviver tudo o que vem descobrindo sobre a doença. Ela revelou ter recebido o diagnóstico quando, durante um procedimento pré-operatório, um cardiologista notou alterações em seus exames.

Quando eu soube que tiraram o líquido da medula e deu positivo, o médico veio e me disse: ‘a senhora é portadora de uma doença chamada LLC, leucemia linfocítica crítica’. Eu não sabia o que era mais pesado: a leucemia, a linfocítica ou a crítica”, brincou a atriz.

A primeira pergunta que eu fiz pra ele: ‘eu vou morrer quando?’

A LLC é um tipo “menos agressivo” de leucemia, de progressão mais lenta e que não impede, totalmente, o “nascimento” de células saudáveis. “A primeira pergunta que eu fiz pra ele: ‘eu vou morrer quando?’. Segunda pergunta: ‘eu vou poder meu cabelo?’”, revelou a atriz.

“A gente é mulher, morrerá mulher, cabelo pra nós é uma coisa tão importante que só nós sabemos!”. Ela afirmou ver a queda de cabelo com um “carimbo da doença”: “Tenho medo até da queda do megahair; acho que meu cabelo vem junto”, brincou Susana.

O estado de saúde de Vieira se agravou no fim do ano passado, quando foi visitar o filho, Rodrigo, e os netos no exterior: “Peguei um resfriado, uma gripe horrorosa… Sem ar nenhum, com dor no peito, não conseguia subir a escada da minha casa”.

Neste momento, ela foi encaminhada ao CTI, onde passou dez dias. “Eu, tão ‘senhora do destino’, a rainha de bateria, a bailarina do Teatro Municipal… De fralda?”, brincou ao comentar o estado de dependência no qual ficou durante a internação.

A Globo me ofereceu trabalho e eu já aceitei

Susana Vieira contou que pode levar uma vida comum, mas que, “quando a imunidade baixar”, terá de se submeter a um ciclo de quimioterapia, como aconteceu após o período no CTI. Ela também garantiu tratar o trabalho como uma terapia, enaltecendo suas participações em “A Regra do Jogo” (2015) – quando descobriu a doença – e em “Os Dias Eram Assim” (2017), além da passagem pela bancada do “Vídeo Show”.

Susana adiantou que pretende promover uma festa de Natal em sua casa, cercada de amigos e familiares. Ela também se prepara para voltar ao ar: “A Globo me ofereceu trabalho e eu já aceitei”, contou, sem revelar qual será seu próximo projeto na casa em que está há quase 50 anos. “Tenho pavor de morrer. Se a morte chegar, eu vou esbofeteá-la”, concluiu.

 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade