Justiça reclassifica Celebridade e reprise não será recomendada para menores de 12 anos

Publicado em 17/11/2017

O Ministério da Justiça publicou nesta sexta-feira (17), através do Diário Oficial da União, a classificação indicativa para a reprise da novela Celebridade, que começará a ser reexibida pela Globo em dezembro no Vale a Pena Ver de Novo.

Segundo o despacho, a reexibição terá o selo “não recomendada para menores de 12 anos”, algo que foi dado pela novela conter “violência e forte conteúdo sexual”.

Veja mais: Próxima reprise do Vale a Pena, Globo terá desafios já no primeiro capítulo de Celebridade

O selo é inédito em tramas reexibidas neste horário, que até então, só tinha selos “livre para todos os públicos” e “não recomendada para menores de 10 anos”. Será a primeira reprise em que a Globo deverá cortar menos e ousar mais nas cenas.

Tudo isso se deve por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, em setembro do ano passado, que fez a classificação indicativa ser apenas uma indicação, e não uma regra horária.

Antes da decisão, com o selo +12, Celebridade só poderia ser mostrada após às 20 horas. Agora, pode ser exibida em qualquer horário, portanto que o aviso de classificação seja mostrado antes de seu início.

A Globo já ensaia produtos com conteúdos mais fortes em horários da tarde. A reprise de Sai de Baixo, nas tardes de sábado, tem selo +12. Alguns filmes da Temperatura Máxima, mostrada aos domingos à tarde, também tivera o selo +12.

Porém, em novelas, o canal ainda estava receoso, e a reprise de Celebridade pode ser um teste para que tramas consideradas um pouco mais fortes possam ser mostradas sem muitos cortes em cenas mais pesadas.

Celebridade era uma das novelas mais pedidas pelo público para reexibição. A trama é lendária por ter uma das vilões mais queridas e lembradas das telenovelas: a “cachorra” Laura, interpretada magistralmente por Cláudia Abreu. Malu Mader, Márcio Garcia, Fábio Assunção, Juliana Paes, Deborah Secco Marcos Palmeira também encabeçam o elenco.

Até hoje, Celebridade é considerada uma trama forte, e por isso, seu anuncio de reprise chamou tanto a atenção e surpreendeu. A novela tem forte apelo sexual, violência e muitos termos chulos, como palavrões e situações de duplo sentido.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade