Globo não comenta carta de atores baianos e diz que elenco de novela está em escalação

Publicado em 07/11/2017

A Globo preferiu o silêncio em relação a carta aberta divulgada por atores baianos criticando a postura da emissora na escalação do elenco da novela De Volta Pra Casa, próxima trama das 21 horas.

A reportagem do Observatório da Televisão perguntou para a emissora se havia a chance de ter atores baianos no folhetim, já que ele se passará em Salvador (BA).

Veja mais: Atores baianos publicam carta com críticas à Globo: “Lugar de baiano não é em figuração”

Perguntamos também se havia alguma seleção especial nesse sentido. A Globo preferiu não comentar o fato e disse apenas que “a novela está em fase de escalação” e que “o elenco não está fechado ainda”.

Ou seja, a emissora deixa em aberto se levou em consideração a tão polêmica carta, escrita pelo  Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia, em conjunto com o Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA).

Na carta, os atores de Salvador afirmam que merecem grande espaço no folhetim, e não ficar na figuração.

“Informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial”, afirmam.

Uma polêmica com Giovanna Antonelli causou a manifestação. Recentemente, foi noticiado que a atriz teria sido rejeitada para um dos papéis principais da trama, escrita por João Emanuel Carneiro, por ser “branca demais”. No entanto, a Globo voltou atrás e a escolheu mesmo assim para a personagem.

O problema é que Salvador é uma cidade predominantemente negra, o que causou o repúdio total dos atores, que decidiram lançar a carta aberta nas redes sociais.

De Volta pra Casa é escrita por João Emanuel Carneiro e terá direção de Dennis Carvalho, sendo a substituta de O Outro Lado do Paraíso, atual novela das 21 horas.

A novela contará a história de um famoso cantor de axé que fez sucesso no passado, mas vê seu nome cair no ostracismo novamente. No entanto, tudo muda quando um boato sobre sua morte circula e a vendagens de suas músicas dispara.

Vendo o lucro do que conseguiu e voltando a ser cultuado, o cantor decide se manter “morto” e fica refugiado na ilha de Boipeba, onde começa tudo de novo em sua vida.

Veja a carta na íntegra:

“Carta Aberta à Rede Globo de Televisão:

Cara produção da novela “De volta para casa”, da Rede Globo de Televisão

Com muita alegria que nós, atores e atrizes da Bahia, recebemos a notícia que nossa terra será mais uma vez cenário de uma produção da emissora, desta vez do autor João Emanuel Carneiro e produção de elenco de Vanessa Veiga. Temos muito orgulho do grande potencial das nossas locações, com suas riquezas naturais e paisagens urbanísticas, do rico terreno em temáticas, do caldeirão cultural em constante ebulição e do berço histórico do nosso país. Mas, sobretudo, nos envaidecemos por nossa gente!

A Bahia é terra de povo guerreiro e trabalhador, de profissionais e mentes brilhantes, de onde brotam Jorges, Zélias, Betâneas Caetanos, Glaubers, Gils, Gals, Danielas e Ivetes. Mas não só da literatura e música se faz o nosso tabuleiro. Talentos ‘Made in Bahia’ em interpretação para o audiovisual também são nossa especialidade! Wagner Moura, Lázaro Ramos, Vladimir Brichta, Regina Dourado, João Miguel, Luís Miranda, Fábio Lago, Edvana Carvalho, Daniel Boaventura, Cyria Coentro, Fabrício Boliveira, Laila Garin e muitos. Da mesma plantação de onde vieram estes, ainda existem muitos outros com a mesma formação, qualidade técnica e artística e trajetórias profissionais parecidas (muitas vezes, até compartilhadas) com capacidade para assumir papéis importantes e de destaque em qualquer produção audiovisual no Brasil ou no exterior.

Através desta carta, todos nós do Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia junto ao Sated-BA informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial.

As atrizes e os atores baianos ‘colocam a cara no sol’, não se recolhem à sombra e estão preparados para, junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem.

Estamos ansiosas e ansiosos com a chegada da sua equipe. Com certeza, serão todos recebidos com a nossa famosa hospitalidade com gosto de dendê e braços abertos. Sem dúvidas, faremos todos se sentirem em casa e De Volta para Casa.”

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade