Edição comemorativa

Profissão Repórter chega ao programa 400 com reportagem sobre tribos de índios isolados

Caco Barcellos e sua equipe passaram 25 dias na Amazônia

Publicado em 15/10/2019

São mais de 13 anos no ar, com reportagens emocionantes, esclarecedoras e investigativas. Para mostrar os bastidores da notícia sob diferentes ângulos, a jovem equipe do Profissão Repórter, comandada pelo experiente Caco Barcellos, já percorreu todos os estados do Brasil e visitou 43 países.

Nesta quarta-feira, dia 16, o programa atinge a marca de 400 edições com uma reportagem especial sobre tribos de índios isolados. Na mais longa expedição já feita pela equipe, os jornalistas Danielle Zampollo e Maycon Mota passaram 25 dias na Amazônia.

Entre tantas formas de apresentar a história, uma de nossas ferramentas durante esses 400 programas sempre foi a imersão. Essa forma enxuta, como no caso das tribos da Amazônia, em que tínhamos dois repórteres, não interfere na rotina das pessoas, nos acontecimentos, nas notícias. A imersão mostra como a história pode ser vista por diversos ângulos”, explica Caco Barcellos.

Em uma viagem que envolve aventuras e riscos, o programa revela ameaças crescentes a um trecho remoto da floresta e seus povos tradicionais. Na terra indígena do Vale do Javari, uma das maiores do país, perto da fronteira com o Peru, a presença de invasores é cada vez mais comum. A preocupação maior é a transmissão de doenças: como os indígenas não têm anticorpos, pequenos resfriados podem evoluir para quadros mais graves.

Dura realidade

A reportagem mostra agentes de saúde aplicando vacinas e conta como servidores  públicos tentam mediar problemas entre as tribos, já que conflitos entre Korubo e Matis, por exemplo, já deixaram mortos dos dois lados.

Tudo foi muito especial para mim, mas a primeira coisa que vem na minha memória quando falo sobre essa experiência é o primeiro contato com os isolados. Eles nunca tinham visto jornalistas, as câmeras eram equipamentos muito diferentes para eles. Ter a chance de participar dessa expedição, conhecer um pouco da história dos Korubos e vivenciar tudo isso de perto foi um privilégio que jamais esquecerei”, conta Danielle Zampollo.

O Profissão Repórter vai ao ar nesta quarta-feira, dia 16, logo após o futebol.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade