Jornal da Globo

Globo diz que não faz “patifaria nem canalhice” ao rebater ataque de Bolsonaro

Renata Lo Prete leu a nota do canal que rebate o presidente

Publicado em 30/10/2019

Durante a edição desta terça-feira (29) do Jornal da Globo, Renata Lo Prete leu uma nota da emissora, que decidiu se posicionar após ser atacada pelo presidente Jair Bolsonaro por causa de uma matéria exibida no Jornal Nacional.

De acordo com a reportagem do informativo apresentado por William Bonner, um dos suspeitos de estar envolvido na morte da vereadora Marielle Franco teria anunciado na portaria do condomínio de Bolsonaro que iria visitá-lo. Isso horas antes do crime ter acontecido, mas foi na casa do ex-policial militar Ronnie Lessa, também acusado do crime.

Contudo, após a transmissão da matéria, o presidente fez uma live na qual afirma que a platinada fica “infernizando a sua vida” e que faz “patifaria”. Ele também declarou que não renovará a concessão em 2022 do veículo de comunicação se o processo estiver “enxuto”.

Na nota lida por Lo Prete, a Globo garantiu não fazer “patifaria nem canalhice” e que lamenta o presidente revelar “não conhecer a missão do jornalismo de qualidade e use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro”.

Veja a nota completa:

“A Globo não fez patifaria nem canalhice. Fez, como sempre, jornalismo com seriedade e responsabilidade. Revelou a existência do depoimento do porteiro e das afirmações que ele fez.

Mas ressaltou, com ênfase e por apuração própria, que as informações do porteiro se chocavam com um fato: a presença do então deputado Jair Bolsonaro em Brasília, naquele dia, com dois registros na lista de presença em votações.

O depoimento do porteiro, com ou sem contradição, é importante, porque diz respeito a um fato que ocorreu com um dos principais acusados, no dia do crime. Além disso, a mera citação do nome do presidente leva o Supremo Tribunal Federal a analisar a situação.

A Globo lamenta que o presidente revele não conhecer a missão do jornalismo de qualidade e use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro.

Sobre a afirmação de que, em 2022, não perseguirá a Globo, mas só renovará a sua concessão se o processo estiver, nas palavras dele, enxuto, a Globo afirma que não poderia esperar dele outra atitude. Há 54 anos, a emissora jamais deixou de cumprir as suas obrigações”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade