Publicidade

Conheça a história de Segunda Chamada, nova série da Globo

Globo expõe precariedades do ensino público no Brasil

Publicidade

A TV Globo estreará na noite desta terça-feira (08) a série Segunda Chamada. Uma produção em parceria com a 02 Filmes, que retrata situações de preconceito e desespero de quem chega exausto à sala de aula, na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

É neste cenário marcado pelo drama de quem enfrentou um longo dia de trabalho e chega às salas de aula lutando contra o cansaço, entre lousas desgastadas, carteiras pichadas e ventiladores quebrados, que se misturam os alunos de 17 a 70 anos, dos mais variados perfis e histórias.

Elenco de Segunda Chamada, série da Globo (Divulgação)

No 1º episódio de Segunda Chamada, os professores Lúcia (Debora Bloch), Eliete (Talita Carauta), Sônia (Hermila Guedes) e Marco André (Silvio Guindane) e o diretor Jaci (Paulo Gorgulho) tentam resgatar os alunos Natasha (Linn da Quebrada), Maicon (Felipe Simas) e Solange (Carol Duarte).

Continua depois da publicidade

Lúcia lutará por seus alunos

Pelo pátio da escola, rodeado pelas luzes da comunidade, Lucia caminha e deseja boa noite aos alunos. Faz pouco tempo que a professora de Português voltou à escola, agora para o ensino noturno, depois de um tempo afastada em função de um grande trauma. É o começo de uma nova jornada para ela, que segue firme e confiante em sua vocação, armada de seu lema pessoal: “O aluno pode desistir da escola, mas eu não desisto do aluno“.

A fictícia Escola Municipal Carolina Maria de Jesus, de ‘Segunda Chamada’

No interior da escola, na simples sala dos professores, tudo acontece de forma rotineira: a cansada professora Sônia (Hermila Guedes) corrige as provas de História, algo que a bagunça dos filhos e a falta de iniciativa do marido não a deixam fazer em casa; e a professora de matemática Eliete (Thalita Carauta) tira suas muambas de uma grande sacola, na tentativa de animar a amiga.

Quando toca o sinal e os quatro professores seguem para as suas classes, Jaci sai de sua sala para olhar o pátio vazio. Mesmo quando relaxa, ele não se desliga dos problemas da escola. Impotente, ele suspira e volta aos seus afazeres – há ainda muito a resolver.

Thalita Carauta será professora de matemática

Thalita Carauta interpreta uma professora em Segunda Chamada (Reprodução: Globo)

Na hora do intervalo, a aluna Natasha (Linn da Quebrada) está parada em frente ao banheiro masculino, em dúvida. Em sua cabeça, ainda ecoa a agressão que sofreu naquele mesmo lugar. Ela, no entanto, decide entrar no banheiro feminino, quando dá de cara com Dona Jurema, a estudante mais velha da escola, que barra a entrada da colega.

Não sou obrigada a dividir meu banheiro com travesti, Robson“, reclama. “Quantas vezes vou ter que repetir? Meu nome é Natasha”, diz a aluna com ar de quem já repetiu diversas vezes a mesma frase. Nasce então uma discussão entre as duas, que se resolverá só mais tarde, na sala de aula de Lúcia e no refeitório.

Linn da Quebrada interpreta Natasha na série Segunda Chamada (Reprodução: TV Globo)

Felipe Simas viverá um motoboy que sustenta a família

Do outro lado da escola, Maicon Douglas (Felipe Simas) tira algo do bolso e caminha atormentado até o bebedouro – minutos antes, quase perdeu a oportunidade de fazer a prova de História por ter dormido em sala de aula. Ele cruza com Solange (Carol Duarte), que segue apressada com sua filha recém-nascida no colo.

Sem ter com quem deixá-la, enfrentou o incômodo dos alunos de classe com o choro da bebê. A situação se agrava ainda mais quando a caixa de leite roubada da dispensa da escola estoura no chão. Eliete vê a cena e, para ajudá-la, segura a criança enquanto a mãe vai ao banheiro lavar o rosto.

Segunda Chamada é uma coprodução da Globo com a O2 Filmes, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini (Divulgação: TV Globo)

Segunda Chamada é escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini com Maíra Motta, Giovana Moraes e Victor Atherino, criada por Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. Com direção artística de Joana Jabace, a obra conta com a direção de Breno Moreira, João Gomez e Ricardo Spencer.

Confira o trailer de Segunda Chamada:

Publicidade
© 2020 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade