TV Globo

Conheça o chef José Avillez, do novo reality gastronômico Mestre do Sabor

Chef fala sobre suas expectativas para o novo reality

Publicado em 25/09/2019

No dia 10 de outubro, a TV Globo estreia o seu tão aguardado reality gastronômico Mestre do Sabor, que será exibido todas às quintas-feiras. No programa, o chef José Avillez será um dos mestres que, na primeira fase da atração, deve degustar às cegas os pratos dos candidatos e montar um time de 8 participantes para entrarem na disputa. Nas fases seguintes, até a final, sua missão é ora orientar, ora avaliar os 24 chefs profissionais concorrentes ao primeiro lugar.

Vida e Carreira

Um dos maiores nomes da gastronomia de Portugal, o chef José Avillez tem entre suas marcas a curiosidade, o gosto pelas viagens e a vontade incessante de experimentar e aprender sobre diferentes culturas. Isso tudo sem nunca deixar de lado a tradição culinária de seu país, sua grande fonte de inspiração.

O cozinheiro formou-se em Comunicação Empresarial, mas, sempre com a gastronomia como objetivo, fez estágio em diversos restaurantes em Portugal e no exterior. Em 2008, assumiu como chef executivo do histórico restaurante Tavares, em Lisboa, onde, no ano seguinte, ganhou sua primeira Estrela Michelin. Em 2011, decidiu abrir seu próprio restaurante. Hoje o chef é responsável por mais de 20 estabelecimentos. Cada casa tem conceito próprio, mas todas revelam a paixão de Avillez pela cozinha e o charme da gastronomia portuguesa.

Confira as expectativas do chef para sua estreia de TV no Brasil

Qual foi a sua primeira reação ao receber o convite para ser um dos mestres de Mestre do Sabor?

Fiquei muito feliz. A primeira reação foi olhar para agenda para ver se teria disponibilidade (risos). É um grande orgulho participar de um programa da Globo com grandes chefs de cozinha, num país que eu amo e que me traz muito boas recordações.

Você já teve dois programas na TV – um de combinações de sabores e texturas, outro de histórias, receitas e curiosidades da cozinha – e foi jurado de um reality de gastronomia com famílias em Portugal.  O ‘Mestre’ será seu primeiro reality gastronômico com chefs profissionais e sua estreia no Brasil. Quais são os desafios?

O grande desafio no Mestre do Sabor vai ser estar num país diferente, com uma cultura diferente e num formato também diferente. Mas estou confiante de que será um sucesso. Para mim é um enorme orgulho fazer parte do time. Estou muito feliz por terem me convidado.

Gravação com os jurados

Como tem sido o clima das gravações ao lado de Kátia Barbosa, Leo Paixão, Claude Troisgros e Batista?

Tem sido fantástico! Eu já conhecia a Kátia, que é uma inspiração e uma cozinheira magnífica, além de ser uma pessoa muito divertida. Há uns 15 anos, fiz um estágio na cozinha do Claude e do Batista durante alguns dias, mas é claro que eles não se lembravam (risos). O Claude para mim é uma referência. O Leo eu ainda não conhecia, mas já deu para perceber que ele é um profissional espetacular. Temos conversado bastante.

O que você espera dos candidatos que vão tentar vaga nesta competição culinária?

Espero aprender muito com eles, que eles sejam apaixonados pelo o que fazem e que se entreguem de alma e coração.

O que não pode faltar na cozinha de José Avillez e na de um verdadeiro Mestre do Sabor?

Não pode faltar respeito, sacrifício, vontade, paixão. E um toque de bom humor é sempre bem-vindo

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade